Sim, é possível conciliar carreira e maternidade. No entanto, essa é uma tarefa delicada que requer organização, equilíbrio e muita dedicação. É fundamental planejar e dividir o tempo entre os dois papéis, com o objetivo de garantir o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como o bem-estar dos filhos.
Segundo a empresária Michelle Menhem, mãe de três, algumas estratégias que podem ajudar nessa conciliação são: estabelecer prioridades, delegar tarefas, buscar apoio familiar e profissional, flexibilidade de horários, trabalho remoto e comunicação eficiente com empregadores e colegas de trabalho. Além disso, é importante não se sentir culpada por não conseguir se dedicar integralmente a nenhuma das áreas, pois essa é uma realidade comum e é possível sim ser uma mãe e profissional de sucesso.
“Ser mãe no mercado de trabalho é um grande desafio. As mulheres enfrentam uma série de barreiras e preconceitos no mundo corporativo, como falta de oportunidades, salários inferiores, falta de flexibilidade na jornada de trabalho e ausência de políticas de conciliação entre vida profissional e familiar. Muitas mães sofrem com a culpa de não estar com seus filhos o suficiente, lidam com as demandas de cuidado doméstico e familiar, e muitas vezes precisam lidar com a discriminação no ambiente de trabalho por conta da chegada maternidade”, comenta Michelle.
Tudo isso pode afetar a motivação, autoestima e produtividade. Entretanto, é preciso ressaltar que mulheres são capazes de enfrentar esses desafios e obter sucesso na carreira e na maternidade. É importante que as empresas sejam mais conscientes da importância da diversidade e de uma cultura de inclusão, garantindo políticas que apoiem as mães, alinhando assim os objetivos dos negócios com as necessidades dos colaboradores.
Reinserir as mães recentes no mercado de trabalho é importante por vários motivos:
- Contribui para a igualdade de oportunidades: quando as mães são afastadas do mercado de trabalho após o nascimento de um filho, muitas vezes é difícil retomar a carreira com o mesmo nível de dedicação e sucesso. Isso pode levar a desigualdades no local de trabalho.
- Melhoria da economia: quando mais pessoas estão empregadas, a economia se beneficia. Mulheres que são mães recentes podem ter habilidades valiosas e contribuir para a economia de maneiras significativas.
- Fortalecimento das famílias: quando as mães são capazes de manter o emprego, elas ajudam a sustentar sua família financeiramente, o que pode aliviar o estresse e a tensão em casa. Isso pode levar a um ambiente doméstico mais saudável e feliz.
- Aumento da autoestima: manter um emprego pode fornecer às mães recentes um senso de propósito e realização, o que pode melhorar sua autoestima e autoconfiança tanto em casa quanto no trabalho.
Assim, incorporar mães recentes no mercado é fundamental para garantir uma sociedade com oportunidades igualitárias e para que suas habilidades valiosas possam ser aproveitadas.
Dicas da empresária para conciliar o trabalho e a maternidade: - Defina suas prioridades: não é fácil gerenciar a maternidade e uma carreira ao mesmo tempo. É importante definir suas prioridades e trabalhar em torno delas.
- Comunique suas necessidades: converse com seu empregador e colegas sobre suas necessidades e limitações, como horários flexíveis ou opções de trabalho remoto. Isso pode ajudar a garantir um equilíbrio saudável entre a maternidade e a carreira.
- Peça ajuda: não tenha medo de pedir ajuda a amigos, familiares ou profissionais quando necessário. A maternidade é um trabalho em tempo integral e não é possível fazer tudo sozinha.
- Seja organizada: manter uma agenda organizada pode ajudar a garantir que você está dando a devida atenção tanto à maternidade quanto à carreira. Isso também pode ajudar a minimizar o estresse e mantê-la no caminho do sucesso profissional.
- Crie um ambiente de trabalho eficiente: crie um espaço de trabalho em casa que seja eficiente e ajude na sua produtividade, se possível. Além disso, pode ser útil encontrar um local de trabalho perto de casa que facilite a rotina de maternidade.
- Pratique o autocuidado: é importante cuidar de si mesma enquanto concilia maternidade e carreira. Isso pode incluir práticas de meditação, exercícios regulares, ter momentos de lazer e descanso adequado.
Informações: Assessoria de Imprensa.