A vida tem sido uma loucura, principalmente em época de pandemia. Muitas famílias perderam parte de suas rendas e precisam se organizar. Além disso, casa, filhos, trabalho, uma infinidade de coisas que podem desorganizar uma pessoa facilmente.
Neste sentido é hora de economizar em casa, rever custos e guardar para possíveis emergências. Como? Rafaela Oliveira, especialista em organização e criadora do canal Organize Sem Frescuras (1,4 milhão de inscritos), deixa bem ressaltada a importância da economia doméstica e ensina qual a melhor forma de fazer isso.
1º passo – Mercado: não faça compra com fome. Você pode acabar comprando mais porque dá aquela vontade de comer tudo. Faça listas. Organize seu carrinho de compras e visualize todos os produtos para ver o que comprou e o que ainda falta. Mantenha uma ou duas compras mensais, ir ao mercado comprar um item pode ser um perigo, e você pode sair com a cestinha lotada. E, por fim, compare preços.
2º passo – Limpeza: olhe a recomendação do fabricante para não gastar produtos em excesso. Dilua os produtos na água. Para não derramar e desperdiçar produtos limpando superfície, coloque em um borrifador, fica mais prático e econômico. Refil de produto sempre são mais baratos e, ainda de quebra ajuda o meio ambiente.
3º passo – Eletrônicos: compre aqueles que tem a opção econômica. Ainda, junte bastante roupa para aproveitar uma lavagem só. Use máquina de lavar louça, ela economiza 5 vezes mais do que lavar manualmente. Tire os eletrônicos da tomada, standby gasta pouco, mas gasta.
4º passo – Geral: Quando for comprar algo para casa, não se esqueçam que as vezes o famoso 1,99 pode ser útil. E também muitos produtos podem ser reciclados para outras utilidades, como caixas de ovos para organização de gavetas. Dá para deixar sua casa linda e eficiente, gastando pouco. Lembrem-se ascendeu, apagou, regra para todo mundo da casa.
Informações: Assessoria de Imprensa.