Aventuras Maternas

Ser competitivo é saudável

Mara_32Frequente nos ambientes escolar e profissional, a competitividade pode ser confundida com falta de ética e egoísmo. Na realidade, ao ser estimulada na dose certa, a concorrência é uma aliada. Inclusive, desenvolver essa competência é fundamental para atingir objetivos traçados.

“A competitividade exige foco e uma consciência maior do que realmente se quer conquistar. A pessoa está sempre lembrando do que está por trás da conquista, e isso se transforma em uma motivação extraordinária para persistir, superar obstáculos com alegria, de maneira incansável, seguindo sempre em frente, mesmo quando a maioria desistiria”, explica a coach Mara Pessanha, que desenvolveu o programa Mãe do Menino Adolescente (MMA).

Sucessos e fracassos são circunstâncias da vida e aprender a administrá-las é um desafio para o adolescente. Ajudá-lo a incorporar a ideia de se esforçar para vencer e se arriscar, sem estimular a competitividade exagerada, é um desafio também para os pais. É essencial ter cuidado redobrado na hora de estimular a competitividade e ambição nos filhos. Por um lado, não se pode minimizar a vivência da derrota. Por outro lado, é importante estimular a persistência, sem cobrar vitórias a qualquer preço.

“A competitividade está além da pessoa se comparar com os outros. Na verdade, é uma busca por ser melhor que você mesmo, utilizando a inteligência de maneira estratégica. Buscando, inclusive, nos próprios erros e no dos outros, o aprendizado, como fazer diferente e como fazer melhor em uma nova oportunidade”, completa Mara.

 

Trajetória Mara Pessanha

Mara Pessanha é Coach e autora do programa Mãe do Menino Adolescente (MMA) (www.maedomeninoadolescente.com.br). Ensina técnicas para desenvolver uma relação saudável com o filho jovem, através do Coaching individual, em grupo ou em um formato online de videoaulas. Possui formação profissional em Secretariado Executivo, tendo atuado na área nos últimos 25 anos. No final de 2011, Mara participou de um processo de Coaching e descobriu que precisava buscar uma nova carreira, em que pudesse aplicar seu potencial intelectual, dinamismo e organização e, principalmente, sua paixão por pessoas. Em 2014, conquistou formações em Coaching, PNL e Escolas de Palestrantes pelo INAp. Decidiu, então, criar o projeto ‘Sua Vida Plena’, com foco no equilíbrio pessoal para a conquista da plenitude, através do qual já realizou vários trabalhos com coachees.

Sobre o autor Ver todos os posts

samyleal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *