Aventuras Maternas

Dividir o quarto com o irmão pode ser uma grande aventura

quadro irmaosNa hora de montar o quarto infantil do primeiro filho, as mães realizam o sonho que toda mulher tem ao engravidar, ou seja, fazer aquele espaço perfeito, com tudo milimetricamente em seu lugar, funcional ao mesmo tempo lindo. Mas aí vem o segundo filho, o espaço já não é tão grande, os custos se tornam mais elevados e vem a pergunta: como ter um local que abrigue as duas crianças, mas que mantenha o conforto e a beleza?

A arquiteta Paula Werneck explica que, quando os pais têm o primeiro filho, mas já planejam um segundo, existem inúmeras soluções para montar o primeiro quarto e já aproveitar grande parte do mobiliário e decoração para a chegada do segundo filho. “A maior parte dos móveis é indispensável e podem ser reaproveitados, como, por exemplo, berço, cômoda com espaço para troca de fraldas, cadeira de amamentação, armário. É interessante já prever o espaço para uma cama que será utilizada posteriormente pelo primeiro filho. O armário pode ser planejado para alterar as alturas das prateleiras e cabides, se adequando até a adolescência. Alguns berços também já possuem a bicama, ideal para espaços pequenos. A decoração pode ser concebida de forma que seja neutra, atendendo a ambos os sexos. Sendo tons neutros ou cores vivas, é possível criar uma atmosfera única para o quarto. O uso de cores nos detalhes, como almofadas, acessórios e brinquedos, também facilita uma eventual renovação da decoração do quarto.”. Já a arquiteta Camila Saavedra lembra que como não é possível prever o sexo do segundo filho, o ideal é utilizar móveis neutros, que não estejam vinculados a meninas ou meninos. Papéis de parede, além de alegrarem o ambiente, possuem a vantagem de serem trocados com facilidade, sendo uma ótima opção neste caso.

quartoirmaos quarto irmaos quarto boy-and-girl-shared-space

Além do mobiliário, também não se pode esquecer que crianças gostam de brincar, portanto, tem que haver espaço para isso. Paula lembra que uma das grandes dificuldades atualmente é a falta de espaço para guardar brinquedos, roupas, carrinho e uma gama de acessórios utilizados diariamente. “Em nossos projetos, buscamos sempre dispor os brinquedos de uma forma lúdica e criativa. Nichos, prateleiras e baús desempenham um papel importante na organização do quarto ao mesmo tempo em que transformam os brinquedos em decoração.”, complementa.

O que também não pode faltar em um quarto de criança são elementos que estimulem a criatividade infantil e façam a criança se sentir em um espaço realmente seu, lembra Camila. “Cores alegres, prateleiras para livros, caixas para organizar brinquedos, espaço para brincar com os amiguinhos e rede protetora nas janelas. Segurança é fundamental quando se fala em projetos de quartos infantis!”, enfatiza.

Mas e se os irmãos forem um menino e uma menina, como fazer algo que agrade os dois? A opção por tons neutros ou cores vibrantes e variadas é sempre bem-vinda. Sobre temas, procure assuntos que agradem a ambos, como desenhos, animais, circo etc.​

irmas irmaos shared-bedroom-for-boy-and-girl-with-neutral-color pink-and-blue-bedding-for-boy-and-girl-room
Shared-Bedroom-for-Baby-and-Child-Kid-Design-Ideas

E lembre-se: “O projeto do quarto de bebê é sempre um sonho, mas o bom senso pede cautela ao executá-lo. Opte por móveis que possam ser aproveitados com o crescimento de seu filho. Já posicione os armários em locais que, ao trocar o berço por uma cama, não atrapalhe a circulação do quarto. Durante a obra já pense onde serão necessárias tomadas para abajures, carregadores, babá eletrônica e afins. E, principalmente, entregue sua obra na mão de um profissional qualificado. Não adianta comprar um papel de parede lindo se a instalação for ruim. Com certeza o resultado final não agradará! E isto vale para tudo: elétrica, piso, gesso, pintura, ar condicionado.”, finaliza Camila. Se possível contrate um arquiteto para ajudá-la na concretização deste ambiente tão especial!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *