Aventuras Maternas

Pedofilia: uma marca que fica para sempre

original_pedofilia-cartazesUma nova campanha alemã traz cartazes bem impactantes para falar de pedofilia. Encomendada pela Innocence in Danger, que cuida de pessoas que sofreram abusos sexuais na infância, a ação chama a atenção para os traumas que ficam, mesmo na vida adulta à agência Publicis Pixelpark.

“Alguns marcas nunca vão embora”, dizem os cartazes.

Nos anúncios, os corpos das crianças têm marcas de mão, profundas e pesadas, mostrando que o abuso fica como uma cicatriz no corpo, por toda a vida.original_pedofilia-cartazes (1)

A principal forma de combater o problema é a conversa entre pais e crianças e a observação sobre os hábitos dos pequenos na Internet e na vida social. Confiram algumas dicas sugeridas pelo site W News:

Lugar de PC é na sala, não no quarto

Segundo Thiago Tavares, presidente da Safernet, o micro deve ficar sempre numa área comum da casa. “Não mantenha o computador no quarto da criança, ele é diferente de uma mesa ou de um Atlas geográfico”. Assim você poderá ver de perto o que seu filho anda acessando.

Estabeleça horários e regras de uso

Marques orienta os pais a estabelecerem regras e horários para a utilização do computador, por exemplo, duas horas por dia, depois das lições escolares. Outra dica é que a máquina seja desligada durante as refeições, quando, geralmente, a família se reúne. Incentive seus filhos a irem ao cinema, praticar esportes e brincadeiras com outras crianças. Negocie com a criança horários para atividades online. Caso você decida usar programas de filtragem e bloqueio de sites, encontre um que se ajuste às regras previamente estabelecidas. Veja o tutorial do WNews sobre filtros de conteúdo.

Aprenda sobre a Internet com o seu filho

Marcelo Marques diz que os filhos aprendem mais rápido que os pais, principalmente assuntos ligados à Internet e tecnologia. Por isso não dá para se valer somente de softwares rastreadores e bloqueado-res para controlar o acesso das crianças à Web. A não ser no caso daqueles que são muito jovens, os adolescentes sabem, muitas vezes, burlar esses bloqueios. O ideal é aprender com seus filhos, navegar junto e conhecer novidades tecnológicas e tudo o que eles fazem online.

Denuncie atividades suspeitas

Tavares, da Safernet, pede que os pais encorajem seus filhos a relatar qualquer atividade suspeita ou material indevido que recebam. E orienta que os próprios pais dêem o exemplo, denunciando alguém que esteja fazendo algo ilegal online. As denúncias podem ser feitas no próprio site da Safernet ou junto às autoridades policiais.

Não fale com estranhos

Assim como as crianças não devem falar com quem não conhecem na rua, essa regra também vale para a Web. Recursos como e-mails, comunicadores instantâneos (ICQ, MSN, Yahoo Messenger, GoogleTalk etc) devem ser utilizados apenas para falar com amigos e conhecidos. Nada de marcar encontros com “amigos” virtuais. Também não permita que a criança divulgue informações pessoais em chats, salas de bate-papos, comunidades virtuais (como Orkut ou Uolkut), como endereço e telefone de casa, mas explique o porquê. Neste caso, a educação e o relacionamento pai e filho é fundamental.

Fique atento à conta telefônica

Monitore sua conta telefônica e o extrato de seu cartão de crédito. O número do cartão é necessário para acessar sites adultos e o modem pode ser usado para discar outros números além do provedor de Internet.

Cuidado com a webcam

É comum que pessoas mal intencionadas utilizem a webcam para fotografar crianças e adolescentes sem que eles saibam. Enquanto a câmera captura imagens durante a conversa, o internauta do outro lado da Rede salva imagens da tela. Muitos pedófilos utilizam essas imagens para chantagear os jovens em busca de mais fotos ou até encontros, sob ameaça de divulgação.

Deixe o trabalho da polícia para a polícia

Tavares alerta para que os pais evitem contato com justiceiros da Web (crackers que, no intuito de ajudar, acabam eliminando provas de crimes na Internet). Além disso, devem orientar seus filhos a denunciar crimes deste tipo na Internet. Se o jovem encontrar material pornográfico ou de pedofilia na Web, deve encaminhar para a polícia como denúncia. Jamais deve tentar apagá-lo, mesmo que tenha conhecimento para isso, porque apagaria provas. Mostre que o melhor caminho é a denúncia.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *