Aventuras Maternas

Receitas saudáveis para o Dia da Pizza

pizza-brocolis

Foto: Internet

Acordou pensando no que fazer hoje? A boa do dia é a Comemoração da Pizza, que acontece todo dia 10 de julho e mobiliza diversos restaurantes em prol de receitas criativas, com muito queijo e molho de tomate para deixar os amantes desta delícia ainda mais maravilhados.

Mas para quem quer manter a saúde em dia, sem tanta ingestão de gorduras e ainda apresentar opções mais saudáveis com sabor para os pequenos, compartilhamos as dicas bacanas da professora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Flávia da Silva Santos. Segundo ela, a massa é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para a prática de atividades, podendo ficar ainda mais nutritiva quando adicionada de farinha de trigo integral, rica em fibras. Para as crianças com intolerância ao glúten, pode-se substituir a farinha de trigo pela batata doce e amido de milho, farinha de arroz ou polvilho doce. Na cobertura, podemos escolher queijos menos gordurosos, que irão fornecer cálcio e magnésio, importantíssimo para o crescimento e maturação óssea infantil.

“Por ser um alimento de fácil aceitação pelas crianças, podemos utilizá-la como artifício para o consumo de alimentos que não são os favoritos dos pequenos, utilizando coberturas de verduras, tais como chicória, manjericão e brócolis (fontes de fibras, ferro e cálcio), legumes como berinjela e abobrinha (fontes de fibras e vitaminas do complexo B), ou atum (fonte de cálcio e ômega 3)”, ressalta a docente.

Uma sugestão para estimular as crianças também é deixar que elas participem do preparo da pizza (principalmente da massa antes de ir ao fogo). Afinal, elas tendem a aceitar preparações em que participam da confecção.

Receitas 

  • Massa de pizza de batata doce

1 ½ xícara (chá) de farinha de arroz
1 ½ xícara (chá) de polvilho doce
2 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
2 ½ colher (café) de fermento biológico seco
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
1/2 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada
2 ovos
1/2 xícara (chá) de água morna
1/4 de xícara (chá) de óleo de girassol

Modo de fazer:

Dissolva o fermento e o açúcar na água. Deixe descansar por 10 minutos (ou até formar uma espuma). Bata os ovos rapidamente com o azeite e a batata. Em seguida, adicione o fermento. Junte os ingredientes secos já misturados (aos poucos e só até dar o ponto de uma massa homogênea) e amasse muito bem até desgrudar totalmente das mãos. Deixe descansar coberta com um pano na geladeira por 15 minutos. Abra os discos sobre um pedaço de filme plástico. Espalhe um pouco do molho e pré-asse em forno médio (180 °C) por 20 minutos.

  • Massa de pizza integral

1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de trigo
1 colher sopa margarina light derretida
1 xícara de água morna
10 a 15 g de fermento biológico
Sal a gosto

Modo de fazer:

Em um refratário, despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e, na sequência, metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando a mistura estiver homogeneizada, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha. Deixe descansar por 15 minutos. Espalhe na forma e coloque a cobertura.

Recheios: 

  • Cobertura de brócolis:

1 xícara de molho de tomate
200 gramas de mussarela picada
200 gramas de brócolis pré-cozido
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picado
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de fazer:

Em uma frigideira, doure o alho no azeite, acrescente os brócolis e tempere com sal. Retire o disco de pizza do forno, passe o molho de tomate, coloque o brócolis e por cima salpique o queijo mussarela e o orégano. Volte ao forno até que derreta o queijo e sirva em seguida.

Observação: os brócolis podem ser substituídos por abobrinha ou berinjela em rodelas, chicória ou manjericão.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *