Aventuras Maternas

Cidade Portinho é opção de diversão e educação para o trânsito até 23/09

 

A pequena Antonia inaugurou a Cidade Portinho representando o Movimento do Otimismo / Tio Sam

A pequena Antonia inaugurou a Cidade Portinho representando o Movimento do Otimismo / Tio Sam

Esta semana todo o Brasil comemora a Semana Nacional do Trânsito e a NITTRANS se juntou à Tio Sam Camboinhas, com seu Movimento do Otimismo em busca da mudança do comportamento tanto como motorista como na vida, à Ecoponte e à Porto Segura para oferecer informação de qualidade sobre segurança e qualidade de vida para a população de Niterói, inclusive para os pequenos.

Entre as atividades para as crianças, o destaque vai para a Cidade Portinho Seguro Auto, onde as crianças podem aprender, por meio de aulas práticas utilizando bicicletas, o seu papel de cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista.

Além de educar meninos e meninas, as “brincadeiras” também educam os pais – já que elas transmitem o aprendizado aos adultos quando o policiam ao volante, chamando sua atenção para as negligências que observou durante as aulas na Cidade Portinho Seguro Auto.

Em mais de 10 anos, a Cidade já atendeu a mais de 300 mil crianças em diferentes Cidades pelo Brasil. O projeto foi desenvolvido com o apoio de instrutores de trânsito especializados, além de empresas de assessoria pedagógica para a elaboração do conteúdo educativo.

Além das atividades já desenvolvidas, agora os conceitos ambientais como reciclagem e reaproveitamento de materiais também estão inseridos na estrutura. Lá, as crianças encontram uma oficina ambiental, onde aprendem a construir um porta-lápis a partir de caixinhas de Tetra-Pak.

Para facilitar a comunicação com as crianças, foram criados, os personagens Lelelo, Aninha, Dudu, Juju, Chico, Guarda Juvenal e o cachorrinho Napoleão explicam através de uma divertida historinha sobre como agir da maneira correta.

Ao final do percurso, a garotada recebe um kit com uma revistinha com histórias e atividades divertidas, bloquinho de multas e carteirinha de motorista mirim, entregues em uma embalagem que pode ser transformada em jogo da memória.

Aberto ao público, com entrada franca
Rua Mauro Neves, 1 – Ilha da Conceição – Niterói – RJ
Quando: até 23/09
De 9h às 17h
Crianças de 5 a 11 anos

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *