Aventuras Maternas

Autismo em sala de aula e em casa

Apesar de pesquisas apontarem o aumento do número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula, poucas escolas estão preparadas atende-las, muito menos para detectar ou auxiliar médicos e profissionais da saúde a diagnosticar o transtorno. Pensando nesse dilema, o Instituto NeuroSaber realizará, dos dias 2 a 9 de abril, o workshop online e gratuito “Entendendo o autismo”. As inscrições podem ser feitas pelo link https://pcv.neurosaber.com.br/inscricao-4-workshop/ .

As aulas serão ministradas pelo médico Clay Brites, um dos fundadores da NeuroSaber – Brites é formado em Pediatria e Neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Doutorando em Ciências Médicas pela UNICAMP e vice-presidente da ABENEPI-PR. Ele também é pesquisador na área de Transtornos de Desenvolvimento e autor de vários capítulos de livros sobre Transtorno do Espectro Autista e transtornos relacionados, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Dislexia, dentre outros.

O workshop será uma série de aulas em vídeo, com duração de sete dias, que ensinará características peculiares do autismo. Será possível entender melhor, por exemplo, sobre o que é realmente o TEA, como deve ser feito o diagnóstico, quais os testes e avaliações existem, os tratamentos mais eficazes, além de discutir sobre as diferentes apresentações clínicas e comportamentais do TEA. “São conhecimentos que vão dar segurança a todos os envolvidos no que tange à avaliação diagnóstica até a intervenção. Todo o conteúdo do Workshop possui fundamentação científica, e foi readaptado para que o público em geral saiba melhor sobre o tema com uma linguagem simplificada do tema”, ressalta Brites.

Segundo ele, há ainda diversos profissionais – como, por exemplo, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas – que, mesmo tendo ampla formação, possuem uma visão fragmentada, sem fundamentação científica, consistente e sem espectro interdisciplinar. Para o médico, essa falta de preparação deixa esses mesmos profissionais à mercê de dados desencontrados e que podem iludir a real dimensão do que fazer nestes casos. “Já os pais, por vezes, percebem as dificuldades e os comportamentos estranhos do(a) filho(a), mas, por total desconhecimento, ficam perdidos e inseguros, antes, durante e após o diagnóstico”, comenta. E complementa: “Por meio do projeto, pretendemos auxiliar e sensibilizar toda a sociedade a respeito do autismo. Também queremos levar conhecimento relevante aos pais e professores sobre como lidar com crianças autistas em casa e na escola. Será uma oportunidade única de ter mais segurança na avaliação, diagnóstico e intervenção”.

Serviço: 

Workshop Online Entendendo Autismo – Instituto NeuroSaber

Data: de 2 a 9 de abril

Inscrições pelo link:

https://pcv.neurosaber.com.br/inscricao-4-workshop/

As aulas poderão ser acessadas por meio do celular, tablet, notebook ou computador, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar na semana de 02 a 09 de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *