Aventuras Maternas

Delícias na Copa

Ontem, finalmente, começou a Copa do Mundo. E todo mundo quer ficar junto com a família e os amigos para confraternizar, comemorar e, claro, assistir aos jogos do Brasil no campeonato.

Mas o que servir nesses dias? Conversamos com Cíntia Ferreira, nutricionista do Colégio Mopi; Sabrina Schmidt, master pipoqueira da Pipoca de Colher; e Paula Judice, chef da Paula Judice Pâtisserie, que deram dicas super gostosas para um cardápio variado e gostoso. E o melhor: que a criançada vai adorar.

A gente ainda não sabe como será a performance da nossa seleção durante os jogos da Rússia, mas se depender dessas receitas, já somos campeões.

Estrogonofe russo, por Cíntia Ferreira

Ingredientes: 300g de carne, 2/3 cebolas , 200g de creme de leite, 3 batatas , 2 pepinos em conserva , 1 colher de sopa de molho de tomate, meio copo de farinha de trigo, 1 colher de sopa de molho de tomate, meio copo de farinha de trigo, 1 colher de sopa de sour cream, 1 colher de sopa de molho de tomate, Endro.

Modo de preparo: Corte a carne em tiras de aproximadamente meio centímetro de largura. Envolva as tiras de carne em farinha de trigo , adicione sal e pimenta a gosto. Corte as cebolas em anéis ou em tiras maiores. Cozinhe as batatas, depois frite-as na frigideira até ficarem crocantes, adicione sal a gosto. Coloque um pouco de óleo vegetal com um pequeno pedaço de manteiga na frigideira e adicione a cebola. Quando ela começar a ficar macia e translucida, coloque a carne sobre a cebola de forma que não toque o fundo da frigideira. Não deixe a carne fritar, ela deve cozinhar por um tempo e ficar tenra. Acrescente o molho de tomate , o creme de leite e o sour cream. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. O estrogonofe de carne também pode ser servido com batatas assadas ou purê de batatas. Acrescente o picles, o endro e a pimenta moída na hora.

Pipoca de Cacau com canela, por Sabrina Schmidt.

Pipoca de Cacau com canela, por Sabrina Schmidt

Ingredientes: 1/2 xícara de milho de pipoca de boa qualidade, 1/4 xícara de óleo de girassol ou milho, 1/4 de xícara de açúcar demerara orgânico ou outro da sua preferência, 1 colher (sopa) rasa de cacau, 1 colher (café) rasa de canela, 1 pitada de sal rosa bem pequena.

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes, menos o óleo e o milho, em um recipiente e reserve. Coloque o óleo na panela em fogo alto com 3 milhos. Quando o primeiro estourar, coloque o resto do milho e vá misturando com uma colher de pau até que os milhos voltem a estourar. Quando começarem a estourar, coloque o a mistura e volte a mexer com uma colher de pau até voltar a estourar novamente e, então, tampe e vá sacudindo ou girando a manivela da pipoqueira até que os intervalos entre os estouros ficarem por volta de 2 segundos. Quando isso acontecer, tire do fogo até parar de estourar e sirva para comer ainda quentinha. Quem gosta de pimenta, pode acrescentar um pouquinho de pimenta caiena na receita.

Bombom de Abacate, por Paula Judice

Bombom de Abacate, por Paula Judice

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 1/2 abacate pequeno ou 1/4 se for do grande, chocolate cobertura para banhar os bombons

Modo de preparo: Leve ao fogo em uma panela o leite condensado, a manteiga e o abacate e mexa até que desgrude do fundo da panela. Retire, coloque em um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas e reserve. Leve o chocolate cobertura em microondas por 30 segundos, mexa e coloque mais 30 segundos. Repita o processo até que tudo esteja homogêneo. Passe as bolinhas de brigadeiro pela cobertura e deixe secar sobre tabuleiro forrado com papel manteiga. Se quiser, coloque confeitos sobre o chocolate enquanto ainda está mole.

Molho à campanha para servir com carnes, por Cíntia Ferreira

Ingredientes: 2 tomates sem caroço, 1/2 pimentão verde, 2 cebolas médias, 4 colheres de sopa de vinagre branco, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de café de sal, 1/4 xícara de água, 2 colheres de sopa de salsinha picada.

Modo de preparo: Corte em cubinhos pequenos os tomates, o pimentão e cebola. Depois, numa panela, coloque o vinagre, o azeite, a água e o sal. Quando ferver, desligue e espere esfriar 2 minutos. Ainda quente, despeje sobre os ingredientes picados e misture. Acrescente a salsinha e coloque na geladeira. Servir sobre as carnes.

Maionese light, por Cíntia Ferreira

Ingredientes: 1 copo americano de leite gelado, 1 colher de sopa de limão, 1 copo americano de azeite, sal a gosto.

Modo de preparo: Deixe o leite no congelador por 15 minutos. Retire-o e bata no liquidificador. Depois, vá acrescentando o restante dos ingredientes até ficar no ponto de pasta.

Pipoca de Dendê ao Curry, por Sabrina Schmidt

Ingredientes: 1/2 xícara de milho de pipoca de boa qualidade, 1/4 xícara de azeite de dendê, curry, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparo: Coloque o óleo na panela em fogo alto com 3 milhos na panela para medir a temperatura. Quando o primeiro estourar, coloque o resto dos milhos e mexa sem parar até o intervalo entre os estouros chegar a 2 segundos e, então, desligue o fogo. Caso só tenha panela comum em casa, mexa ela aberta com uma colher de pau até os milhos começarem a estourar novamente e então feche e sacuda de tempo em tempo para que não queime. Quando os estouros pararem, coloque por volta de uma colher de chá de curry bem espalhado sobre a pipoca ainda dentro da panela. Coloque também a pimenta e o sal. Sacuda bastante para que os temperos se misturem bem e então sirva ainda quentinha.

Farofa de ovo, por Cíntia Ferreira

Ingredientes: 300 g de farinha de mandioca, 1 colher de sal, 4 colheres de manteiga, 1 cebola, 5 ovos.

Modo de preparo: Corte em pedacinhos a cebola. Coloque em uma frigideira junto com a manteiga. Deixa dourar. Adicione o sal e o ovo e mexa até fritar. Acrescente aos poucos a farinha.

Churrasco de frigideira, por Cíntia Ferreira

Ingredientes: 300g de carne, frango e linguiça (100g cada), sal e pimenta do reino a gosto, 1 colher (sopa) de azeite, 1 pau de canela, 1 fio de óleo, alecrim a gosto.

Modo de preparo: Tempere as carnes com sal e pimenta e grelhe em uma frigideira quente, regada com um fio de óleo. Tampe a frigideira e deixe no fogo por mais 3 minutos. Desligue o fogo e sirva em seguida.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *