Aventuras Maternas

Cinco dicas para personalizar a festa

Não importa a celebração: seja chá de bebê, aniversário, 15 anos ou casamento, para tornar o momento ainda mais especial e deixar a decoração pessoal, o ideal é pensar em detalhes que fazem toda a diferença. Itens de papelaria como convites, tags de lembrancinhas, marcadores de mesa, cardápios e letras decorativas podem ser feitos em casa, na tendência do DIY (“Faça Você Mesmo”, tradução do inglês “Do It Yourself”), transformando essas ideias em realidade.

Além de deixar o ambiente personalizado, o melhor é ser uma alternativa para economizar que possibilita investir em outros objetos. Rodrigo de Oliveira, especialista da Acesso Shop (www.acessoshop.com.br), e-commerce de suprimentos de informática, dá dicas de como utilizar a impressora da melhor forma e conquistar resultados de qualidade:

– Convites que contam uma história: Pinterest, Instagram e blogs são boas referências de inspiração, mas há editores de imagens que ajudam a fluir a criatividade e criar gratuitamente o modelo que desejar. Do layout geek que une os jogos e séries favoritos ao com referências de viagens para aqueles que não perdem a chance de fazer um mochilão, Fotor e BeFunky são alguns dos programas fáceis de usar e que oferecem muitos modelos para vários estilos de festa. Outra opção é o Canva.com, que oferece uma gama de elementos de design profissional como banners, ícones, molduras, fontes e filtros para personalizar o convite como quiser.

– Papéis sólidos e resistentes ao tempo: É com o convite que os convidados sentirão o clima da recepção e muitos, inclusive, devem guardá-lo como lembrança. Por isso, o ideal é que o item seja mais robusto e resistente ao tempo. Para a impressão desses itens recomenda-se o uso de papéis com gramatura a partir de 150 g/m², para ter um documento mais firme. “É fundamental verificar o tipo de impressora indicada pelo fabricante do papel, a gramatura e a harmonização do layout e o papel. Color Plus, Couche, Markatto e Verge são os mais utilizados e garantem bons resultados” recomenda Rodrigo.

– A melhor tipografia das linhas e contornos: Depois de escolher com carinho o layout que mais representa o estilo da festa, chega a hora de ver o resultado na prática. Normalmente em casa usa-se impressoras a jato de tinta ou modelos menores a laser, que oferecem efeitos diferentes. Para uma qualidade mais profissional, a indicada é a segunda opção, que garante resultados mais bonitos, com alta definição de contornos e alta durabilidade. “Dá para conseguir um bom desempenho ao utilizar jato de tinta, mas é preciso se atentar para equilibrar a qualidade de impressão escolhida nas configurações da máquina e a gramatura do papel” detalha o especialista da Acesso Shop.

– A versatilidade dos papéis especiais: São inúmeros os tipos de papéis para tornar a decoração ainda mais especial. Para eventos ao ar livre, como piquenique no parque ou casamento na praia, por exemplo, é possível abusar do papel vegetal na impressão de tags de lembrancinhas e delicados cardápios, além de ser uma opção econômica que proporciona um elegante resultado. Papéis metalizados Color Plus dão um toque mais clássico aos convites, marcadores de mesa e cardápios, ideais para locais fechados. Mas é preciso atenção, pois são tipos de folhas recomendadas apenas para uso em máquina a laser, pois em jato de tinta não há fixação da impressão.

– Pequenos grandes detalhes: Tanta dedicação e cuidado podem ir para o ralo se não usar produtos de qualidade, como um número meio apagado que pode fazer com que os convidados percam a data certa da festa. Por isso toda atenção é necessária na hora de comprar o cartucho. “Independentemente da tecnologia da impressora, é importante que o suprimento seja original, pois ele é específico para cada modelo e consegue extrair o máximo de desempenho, garantindo uma impressão de qualidade que evitará, a médio e longo prazo, o desbotamento das cores”, alerta Rodrigo.

“Construir cada detalhe dá ainda mais significado para o momento, ao mesmo tempo em que é possível economizar budget para investir em outras peças ou até mesmo outro projeto. Além disso, os convidados vão se sentir ainda mais lisonjeados em receber um convite ou lembrancinhas criados de maneira tão personalizada”, finaliza o especialista.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *