Aventuras Maternas

5 coisas que toda pessoa com autismo gostaria que você soubesse

Dados do Centro de controle de doenças dos EUA estimam que 1 a cada 59 crianças, em idade escolar, possuem algum tipo de autismo – aqui no Brasil, segundo a OMS, esse número ultrapassa a marca de dois milhões. O Autismo ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) causa distúrbios no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social de crianças e adultos.

“O transtorno não tem cura, mas pode ser tratado para que o paciente possa se adequar ao convívio social da melhor maneira possível. Quanto antes ele for diagnosticado, melhores são os resultados do tratamento”, explica Tiago Bara, psicólogo, mestre em Ensino nas Ciências da Saúde do Centro de Recuperação Neurológica – CERNE, e membro do Núcleo de Neurociências do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Tiago enfoca que cada autista tem seus trejeitos e seu estilo de vida. “Alguns podem permanecer minimamente verbais e não conquistarem a independência. Enquanto outros se tornarão estudantes universitários, jovens adultos que vivem de forma independente. Mas todos eles precisam de atenção e carinho para uma vida mais tranquila”, finaliza o psicólogo.

Abaixo, cinco informações que toda pessoa com autismo gostaria que todos soubessem.

1)    Antes de tudo, eu sou um ser humano.

O autismo é um aspecto do funcionamento do meu cérebro, isto é, ele não define quem eu sou. Assim como você, eu tenho pensamentos, sentimentos, talentos e vontades. Quando você me define por essa característica, pode criar expectativas que serão pequenas para mim. Apesar do TEA ser marcado por alterações do comprometimento da interação e comunicação social, eu sou capaz, acredite!

2)    Quanto antes meu autismo for diagnosticado, melhor é.

O diagnóstico do TEA é clínico, feito a partir de critérios definidos pelo DSM-5 ou CID-10. Quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, melhores serão as chances da pessoa ter uma melhor qualidade de vida. Hoje, existem tratamentos relacionados à educação e terapias com função comportamental que trazem ótimos resultados.

 3)    Meu autismo não é sua culpa!

Pessoas com autismo tem um transtorno heterogêneo do neurodesenvolvimento, com grande variação de manifestações cognitivas e comportamentais. Mas isso não tem relação com os seus cuidados em relação a mim.

4)    Mantenha minha vacinação em dia.

Apesar de algumas pessoas acharem, o autismo não é provocado por vacinações. Aliás, você deve manter minha vacinação em dia, como forma de proteção.

5)    Eu consigo mais!

Pessoas com autismo progridem, sim. A chave para isso está no diagnóstico precoce e no tratamento adequado. Mas, leve em consideração as minhas particularidades e explore os meus potenciais por meio de uma intervenção multidisciplinar. Isso possibilita novos aprendizados e melhor prognóstico.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *