Aventuras Maternas

“Pepa & Keca: quem viu rimas por aí?”

A corriqueira leitura em casa pedida pelas escolas para despertar e intensificar o gosto das crianças pela literatura alçou voo mais alto na vida da produtora de conteúdos web – agora escritora – Wiana Aguiar. “Pepa & Keca: quem viu rimas por aí?”, da AME Editorinha, é a estreia de Wiana Aguiar na literatura infantojuvenil. O título nasceu das experiências que Wiana passou a ter no seu dia a dia como mãe. As filhas Pietra e Carla, de 11 e 6 anos, respectivamente, são sua inspiração para as rimas.

“Aos oito anos já escrevia poemas numa caderneta que se perdeu com o tempo. Depois, com a primeira gravidez, aos 30, voltei a escrever. O primeiro poema do livro, ‘Quem é essa menina?’, é desse período”, conta  a autora.

Como via de mão dupla, a mãe também estimulou as meninas a desenharem o que liam, fazendo nascer, nas três, o sonho da publicação. Ilustrado por Ana Souza, o livro alimenta o afeto e incentiva a identificação em outros pais e outros filhos.

A escrita de Wiana ultrapassa fronteiras territoriais. São temas simples, do cotidiano, poemas que incentivam a leitura do dia a dia. A valorização do relacionamento familiar é um dos assuntos mais importantes do texto, segundo a autora. Ao lerem juntos pais e filhos desenvolvem o pensar. Para ela, esse tocar é um dos principais papéis da poesia.

Nesta onda de amor, os leitores do livro ajudam ainda a Campanha Fraternidade sem Fronteiras, já que metade do valor de cada exemplar de Pepa & Keca beneficia a cerca 10 mil crianças africanas órfãs que fazem parte do Projeto. “Um livro feito para crianças ajudando outras crianças”, defende a autora.

O fato de morar nos Emirados Árabes também permite intercâmbio cultural, como a história que tem o camelo como personagem, ao qual a autora encontrou ao pedalar no deserto, ou a Tia Magaly, uma professora brasileira que trabalha a língua e cultura tupiniquins lá fora.

Outros temas de “Pepa & Keca: quem viu rimas por aí?”, que auxiliam ainda no desenvolvimento e aprendizado infantil, são as brincadeiras à moda antiga, a quebra de estereótipos de beleza, convivência e o respeito aos animais, a simplicidade de relações humanas genuinamente importantes.

Serviço:

Texto: Wiana Aguiar

Ilustração: Ana Souza

Páginas: 56

Editora: AME Editorinha

Valor: R$ 22,00

Informações: Assessoria de Imprensa

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *