Aventuras Maternas

12 dicas para organizar o Chá de Bebê

Não se sabe exatamente de onde ou como surgiu a tradição de realizar o Chá de Bebê. Mas, um fato é certo: é um evento onde a futura mamãe e o bebê recebem atenção, carinho e presentes. “Este encontro é uma forma dos pais compartilharem com amigos e familiares os últimos preparativos para dar as boas vindas ao novo integrante da família”, observa Elaine Gouvêa, personal organizer especialista em Baby Planner.

O Chá de Bebê é um grande evento com muitos detalhes a serem preparados. “Cada mãe ou família que aceita fazê-lo, espera que seja bem organizado e lembrado por todos os participantes”, comenta a Baby Planner. “E para que esta festa seja inesquecível, principalmente para os pais, é necessário que uma pessoa de confiança da família ou mesmo uma personal organizer qualificada em maternidade planeje junto com a gestante como será esta reunião”.

De acordo com Elaine, para planejar o Chá de Bebê é necessário definir alguns aspectos, como número de convidados, local, horário e cardápio. “Estes são os principais pontos que precisam ser definidos no primeiro momento para seguir com a escolha do convite, lista de presentes, decoração, lembrancinhas, foto e filmagem”, enumera. “Este evento pode ser uma festa simples ou sofisticada, tudo vai depender do desejo dos futuros papais. O que sempre ressalto é que este momento seja preparado para gerar muita alegria”, completa.

A seguir, algumas dicas:

1- Os convidados precisam confirmar presença?
É importante confirmar a presença para que os organizadores do evento possam trabalhar com mais segurança. Muitas vezes, o casal não pode convidar todas as pessoas que gostariam, assim, fazem uma seleção. Diante disso, é importante que as pessoas valorizarem o convite e o momento da família.

2- Quanto investir num Chá de Bebê?
O valor do investimento deve ser acordado entre os futuros papais. A maternidade é um momento de crescimento familiar e demanda a preparação da casa e a compra de itens para a chegada deste novo membro. É importante que o casal esteja atento a isto e faça um planejamento financeiro. Começar esta nova fase com dívidas, pode trazer situações ainda mais desafiadoras para o dia a dia.

3- Que tipo de presente a gestante pode pedir?
A gestante deve fazer uma lista de itens que sejam necessários para a rotina do bebê e que não foram incluídos na compra do enxoval. Itens de higiene, de segurança para a casa, roupinhas básicas como body, culote, meias, toalhas de banho, fraldinha de boca, toalha fralda, fraldas descartáveis, artigos para cuidados do bebê, como kit para cuidar das unhas e outros acessórios como mordedores, por exemplo. Estes são os elementos mais pedidos; porém, se a gestante tem amigos e familiares que podem presentear o bebê com objetos de maior valor, eles também podem ser incluídos na lista. Não há regra. O pedido pode ser pré-determinado por meio do convite ou a gestante pode fazer uma lista de presentes em uma loja e deixar que os convidados escolham como desejam presentear.

4- Qual a quantidade correta de cada item?
A quantidade de cada item deve ser analisada com base no planejamento que a gestante fez para o enxoval. Para esta decisão é importante pensar na nova rotina. Local e estação do ano na qual ocorrerá o nascimento, se o bebê ficará em casa ou irá para o berçário, entre outras questões particulares de cada família.

5- Qual o local ideal para realizar este evento?
O local vai depender do número de convidados. A festa pode ser realizada em um espaço para eventos, salão de festas do condomínio ou na casa dos futuros papais. Pode também ser ao ar livre, se assim desejarem. Tudo vai depender do gosto dos pais, facilidade de locomoção para todos, época do ano, quanto os pais pretendem investir etc.

6- O que fazer e não fazer em um Chá de Bebê?
Este momento deve ser agradável e feliz, e a preparação deve ser feita com antecedência. Não vale fazer tudo na última hora e deixar a gestante nervosa. As pessoas que decidiram contribuir devem cumprir o combinado e entender que a gestante está em um momento de fragilidade, por isso, paciência e amor, são as palavras fundamentais para este evento.

7- É preciso escolher o tema?
O ideal é escolher um tema ou cores que desejam usar na festa, e isto é feito de acordo com o sexo do bebê. No caso de pais que não querem saber o sexo antes do nascimento, as cores podem ser neutras.

8- Existe um manual de boas maneiras para um Chá de Bebê?
De acordo com as normas de etiqueta, alguns procedimentos são sugeridos; porém, é importante que a organização do evento atenda às expectativas e desejos do casal. A etiqueta diz, por exemplo, que a anfitriã da festa pode ser uma amiga ou uma pessoa da família, que não tenha vínculo próximo. No entanto, atualmente, as próprias gestantes é que querem acompanhar a organização do evento, fazendo a escolha de todos os serviços para a celebração. Faz parte da boa etiqueta, acolher os convidados pessoalmente, fazer as devidas apresentações, já que os convidados podem ser pessoas advindas dos respectivos trabalhos do casal, ou familiares mais distantes. Indicar onde poderão se sentar, informar o local para deixar os presentes e, assim, deixá-los à vontade. É indicado também, que os presentes sejam abertos na presença dos convidados, para que todos possam compartilhar este momento especial. O momento indicado é no final da festa. Igualmente, consta nas normas de etiqueta, que a futura mamãe envie, posteriormente, um cartão aos convidados agradecendo pela presença e pelo presente. Neste caso, é importante que todos os presentes sejam identificados. Para finalizar, é apropriado despedir-se dos convidados e agradecer pelo comparecimento.

9- É permitida a presença de homens em festa de Chá de Bebê?
Sim. O Chá de Bebê é um evento para comemorar a chegada de um novo membro na família. Assim, deve ter a participação de todas as pessoas que o casal desejar.

10- Quando o Chá de Bebê deve ser realizado?
Ele deve ser realizado por volta de 31 semanas.

11- Os convites devem ser entregues pela gestante ou por outra pessoa?
Pode ser entregue pelo casal, ou por pessoas que possam contribuir nesta tarefa. Nesta fase a gestante já se sente mais cansada e toda a ajuda é bem-vinda.

12- Quais outras festas existem para comemorar este momento?
Além do Chá de Bebê, já conhecido há bastante tempo, atualmente há outros eventos que ocorrem durante esta fase. São eles:
Chá de Revelação – realizado para divulgar o sexo do bebê.
Chá de Fraldas – neste, o presente principal são as fraldas descartáveis, em diversos tamanhos.
Chá de Bênçãos – “Conforme a hora do parto se aproxima, é normal que a grávida fique ansiosa, com medo e até duvide de sua capacidade de trazer uma nova vida no mundo. Para fortalecer e acolher a gestante nesse momento que antecede a chegada do bebê, muitas têm recebido o Chá de Bênçãos, que é um evento dedicado a conectar a futura mamãe com a maternidade e se preparar para a chegada do seu bebê. O essencial deste encontro é que a futura mãe se reúna com outras mulheres de seu círculo familiar e de amizade para se fortalecer. Tudo é feito para que grávida receba apoio, se entregue ao carinho e possa encontrar a sua força. É como se ela recebesse um incentivo para essa etapa final”, finaliza a Baby Planner Elaine Gouvêa.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *