Seguindo a ideia da Revista Uma, de dezembro, veja alguns valores que você pode mostrar para o seu filho. Dessa vez a dica é curtir e valorizar a natureza e o meio ambiente.
A responsabilidade de garantir que as futuras gerações herdem um planeta saudável e com recursos naturais suficientes para atender a todos os seres vivos é de todos nós. E precisamos plantar essa semente em nossos filhos. “As escolas estão fazendo um ótimo trabalho nesse sentido. Hoje vejo crianças repreendendo os pais por desperdiçarem água ou jogarem lixo na rua. É uma esperança para o futuro”, conta Ceneide. Mas os pais também precisam fazer a lição de casa. Uma delas é educar as crianças para o consumo consciente, seguindo as regras dos 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A pressão do consumismo sobre as crianças e adolescentes é grande. Tênis da moda, roupa de grife, celular de última geração. Tudo isso vira objeto de desejo da garotada, ou porque ela vê na TV ou porque o amiguinho da escola tem. E cabe a família colocar um limite nisso. “Se não querem dar o celular de último tipo para o filho ou não podem, os pais têm de explicar claramente o por quê”, observa Neide Noffs. Na questão das roupas e dos brinquedos, muitas famílias adotam uma regra interessante de educação para o consumo consciente: quando entra algo novo em casa, o filho deve separar uma peça antiga pra doar.
E para começar, nada melhor do que o contato do seu filho com a natureza! Lá você pode ensinar várias coisas e ainda se divertir. Vai ser muito mais educativo o seu filho olhar para as plantinhas e saber a importância delas e como importante cuidarmos do nosso planeta.
Por isso, para quem ainda está de férias veja alguns lugares bacanas para levar o seu filho aqui no Rio.
Bosque da Barra – O Bosque da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural e animais que originalmente habitavam o local.
O parque possui estacionamento interno próximo ao portão de entrada e não é permitido usar automóveis ou veículos motorizados em seu interior. Deve-se caminhar e passear à pé ou de bicicleta.
Endereço: Av. das Américas, 6.000 ou kilômetro 6 da Av. das Américas. | Bairro: Barra da Tijuca | Cidade: Rio de Janeiro Horário de funcionamento: Aberto diáriamente entre 7 e 17 horas. Preço: Entrada é gratuíta.
Quinta da Boa Vista – Quinta da Boa Vista funciona como um parque, abrigando o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (com o Museu da Fauna) e, no antigo paço, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Para chegar à Quinta da Boa Vista, pode-se usar o Metrô e descer na estação São Cristovão. Fica logo ao lado, bastando atravessar a rua para atingir um portão de entrada. Veja no mapa clicando no ícone ao lado.
Floresta da Tijuca – A Floresta da Tijuca é cheia de cachoeiras, ampla vegetação, área pra caminhadas, piqueniques e um pequeno parque para as crianças. Vale a pena explorar.
Jardim Botânico – São inúmeras atrações no local, onde existem imensos gramados, muitos jardins, alas sinuosas e até mata densa. No local existe alas de palmeiras centenárias, orquidário, lagos inclusive com plantas aquáticas gigantes chamadas Vitória Régia. Alguns caramanchões e interessantes jardins.
Existe um “tremzinho” puxado por trator que dá uma volta pelo parque para quem prefere se locomover rapidamente ou não pode caminhar bastante. Excelente pra andar de bicicleta e fazer piquenique.
O Jardim Botânico situa-se no também chamado Bairro do Jardim Botânico, na rua que também se chama na Rua Jardim Botânico.
Para quem vem pelo Metrô, é preciso descer em alguma estação que tenha ônibus integrado ao Metrô. Prôximo à Estação Botafogo do Metrô, existem ônibus que seguem pela Rua São Clemente (ao lado da estação) e passam pela Rua Jardim Botânico.
Parque Lage – Além de muito verde, lagos e peixes, você ainda pode tomar um delicioso café da manhã lá!
Ir ou chegar ao Parque Lage não é uma tarefa difícil. O parque situa-se à Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico. Caso vá de ônibus, pegue algum que passe pela Rua Jardim Botânico. Pelo metrô também é possível, e neste caso verifique em qual estação é melhor descer para pegar um ônibus de integração.
Ou seja, pode-se comprar um bilhete de metrô que de direito à pegar um ônibus que passe pelo local.