Aventuras Maternas

Incorpore atitudes sustentáveis à rotina da família

sustentabilidadeSeguindo a ideia da Revista Uma, de dezembro, veja alguns valores que você pode mostrar para o seu filho. Dessa vez a dica é curtir e valorizar a natureza e o meio ambiente. 

A responsabilidade de garantir que as futuras gerações herdem um planeta saudável e com recursos naturais suficientes para atender a todos os seres vivos é de todos nós. E precisamos plantar essa semente em nossos filhos. “As escolas estão fazendo um ótimo trabalho nesse sentido. Hoje vejo crianças repreendendo  os pais por desperdiçarem água ou jogarem lixo na rua. É uma esperança para o futuro”, conta Ceneide. Mas os pais também precisam fazer a lição de casa. Uma delas é educar as crianças para o consumo consciente, seguindo as regras dos 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A pressão do consumismo sobre as crianças e adolescentes é grande. Tênis da moda, roupa de grife, celular de última geração. Tudo isso vira objeto de desejo da garotada, ou porque ela vê na TV ou porque o amiguinho da escola tem. E cabe a família colocar um limite nisso. “Se não querem dar o celular de último tipo para o filho ou não podem, os pais têm de explicar claramente o por quê”, observa Neide Noffs. Na questão das roupas  e dos brinquedos, muitas famílias adotam uma regra interessante de educação para o consumo consciente: quando entra algo novo em casa, o filho deve separar uma peça antiga pra doar.

E para começar, nada melhor do que o contato do seu filho com a natureza! Lá você pode ensinar várias coisas e ainda se divertir. Vai ser muito mais educativo o seu filho olhar para as plantinhas e saber a importância delas e como importante cuidarmos do nosso planeta.

Por isso, para quem ainda está de férias veja alguns lugares bacanas para levar o seu filho aqui no Rio.

Bosque da BarraBosque da Barra – O Bosque da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural e animais que originalmente habitavam o local.

O parque possui estacionamento interno próximo ao portão de entrada e não é permitido usar automóveis ou veículos motorizados em seu interior. Deve-se caminhar e passear à pé ou de bicicleta.

Endereço: Av. das Américas, 6.000 ou kilômetro 6 da Av. das Américas. | Bairro: Barra da Tijuca | Cidade: Rio de Janeiro Horário de funcionamento: Aberto diáriamente entre 7 e 17 horas.  Preço: Entrada é gratuíta.

Quinta da Boa VistaQuinta da Boa Vista –  Quinta da Boa Vista funciona como um parque, abrigando o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (com o Museu da Fauna) e, no antigo paço, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Para chegar à Quinta da Boa Vista, pode-se usar o Metrô e descer na estação São Cristovão. Fica logo ao lado, bastando atravessar a rua para atingir um portão de entrada. Veja no mapa clicando no ícone ao lado.

Endereço: Avenida Pedro II, sem número, bairro São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ | CEP:20940-040 Horário de funcionamento: O parque abre diariamente, das 9 às 17horas Telefone: (21) 3878-4200 Preço: Entrada Gratuíta.
LagoaLagoa –  Além da bela vista, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um local de lazer espostes para moradores do Rio, visitantes e turistas, que procuram o local para passear e apreciar as paisagens circundantes, além de alugar um bote de pedalinho para passear navegando pela lagoa.
Nas margens ao redor da Lagoa, existem instalados muitos quiosques, alguns que funcionam como verdadeiros restaurantes, oferecendo inclusive uma variada gastronomia. Mas existem também locais de lanches e sucos a preços populares.

Floresta da TijucaFloresta da Tijuca – A Floresta da Tijuca é cheia de cachoeiras, ampla vegetação, área pra caminhadas, piqueniques e um pequeno parque para as crianças. Vale a pena explorar.

 

 

Jardim BotânicoJardim Botânico – São inúmeras atrações no local, onde existem imensos gramados, muitos jardins, alas sinuosas e até mata densa. No local existe alas de palmeiras centenárias, orquidário, lagos inclusive com plantas aquáticas gigantes chamadas Vitória Régia. Alguns caramanchões e interessantes jardins.

Existe um “tremzinho” puxado por trator que dá uma volta pelo parque para quem prefere se locomover rapidamente ou não pode caminhar bastante. Excelente pra andar de bicicleta e fazer piquenique.

O Jardim Botânico situa-se no também chamado Bairro do Jardim Botânico, na rua que também se chama na Rua Jardim Botânico.

Para quem vem pelo Metrô, é preciso descer em alguma estação que tenha ônibus integrado ao Metrô. Prôximo à Estação Botafogo do Metrô, existem ônibus que seguem pela Rua São Clemente (ao lado da estação) e passam pela Rua Jardim Botânico.

Parque LageParque Lage – Além de muito verde, lagos e peixes, você ainda pode tomar um delicioso café da manhã lá!

Ir ou chegar ao Parque Lage não é uma tarefa difícil. O parque situa-se à Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico. Caso vá de ônibus, pegue algum que passe pela Rua Jardim Botânico. Pelo metrô também é possível, e neste caso verifique em qual estação é melhor descer para pegar um ônibus de integração.
Ou seja, pode-se comprar um bilhete de metrô que de direito à pegar um ônibus que passe pelo local.

Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ |CEP: 22.461-000 Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h | Telefone: (21) 3257.1800 (21) 3257.1840 Preço: Entrada Gratuíta

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *