É normal o segundo trimestre da gestação vir seguido de fortes câimbras, devido ao aumento de peso da barriga e da modificação da postura em busca do equilíbrio. Para amenizar ou até evitar esse desconforto, segue algumas dicas que podem servir como aliadas:
– A alimentação é um fator importante para combater a câimbra, já que a grávida precisa estar em dia com suas taxas de nutrientes, como o magnésio e o potássio, além do cálcio. Por outro lado, o excesso de fósforo, presente em frios, salgadinhos e refrigerantes, é capaz de agravar o problema por interferir no balanço de cálcio, que é importante na contratilidade muscular.
– A má hidratação também auxilia na câimbra, pois provoca redução do volume sanguíneo.
– Praticar exercícios físicos, sempre alongando os músculos antes e depois das principais atividades do dia, especialmente antes de dormir, é outra medida preventiva. Ao fortalecer a musculatura, o impacto de se carregar o peso extra da barriga passa a ser menor.
Se, mesmo com todos esses cuidados, você for pega de surpresa por uma fisgada daquelas, procure alongar o músculo da região afetada, faça uma massagem e coloque uma bolsa de água quente no local.
Preste atenção na sua postura e veja se ela está correta, evite manter as pernas cruzadas e usar saltos altos, isso complementa a lista de alternativas.
Por fim, existe ainda a possibilidade de se recorrer à drenagem linfática manual, que auxilia na circulação. Mas, antes de marcar uma sessão, converse com o seu obstetra.