Aventuras Maternas

Batata inglesa: uma excelente opção para a criançada

Sr. e Sra. Cabeça de batataManter a criatividade na cozinha às vezes é difícil e acabamos repetindo o básico feijão com arroz. Mas hoje pensei em uma receita bem simples e que a criançada vai adorar. Batata Inglesa! (“Baked potato”). É mais prático que fazer arroz e feijão! E serve para acompanhar carnes, frios e outras delícias, cortada ao meio com manteiga sal e pimenta. Ou por que não com o molho verde, que sugeri no post anterior (clique aquipara uma versão sem lactose?!?!   E muitas outras possibilidades!

Vou ensinar duas opções fáceis para fazer esta batata: uma leva mais tempo (então comece a fazer antes de bater a fome), no forno mas deixa a batata com uma casca crocante e a outra versão fica com uma casca mais mole, mas igualmente saudável (mais rápida/ microondas).

Primeiramente, quando for comprar as batatas, certifique-se que estão duras, sem partes moles nem contenham líquidos saindo. Existe a opção de comprar batatas já lavadas e que não estão cobertas de terra. Sempre compro essas, apesar de sempre lavá-las do mesmo jeito com uma esponja limpa. 

Vamos aos ingredientes:

– Batata grandes com casca (escolha o tamanho mais adequado para a sua fome, mas lembre-se que a batata encolhe um pouco com o cozimento), use uma batata por pessoa.

Recheios possíveis:

  • Requeijão
  • Sour cream
  • Manteiga com cebolinha
  • Queijo Philadelphia
  • Manteiga com sal e pimenta do reino moída na hora
  • Versão sem lactose use o molho verde da matéria passada!

   Utensílios:

  • garfo
  • Forno ou microondas
  • Faquinha pontuda
  • pano de prato seco (para não se queimar na hora de tirar a batata do forno)

Versão de Forno:

1).Pre-aqueça forno alto (em torno de 240 graus).

2). Lave as batatas bem. Retire pontinhos pretos com a ponta de uma faca afiada.
batatas limpas

3). Fure as batatas em toda a sua superfície com a ponta de um garfo. Esse passo é muito importante ou você correrá o risco da batata explodir no forno!

4). Coloque todas as batatas que for fazer no forno por 45 a 60 minutos. Dependendo do tamanho da batata (se for imensa) talvez precise de uns 15 minutos extras.

Batata no forno

Versão Microondas:

1). Lave as batatas bem. Retire pontinhos pretos com a ponta de uma faca afiada.

2). Fure as batatas em toda a sua superfície com a ponta de um garfo.

3). Dependendo da potência do seu microondas…

Modelo de microondas potente:

Você colocará uma batata de cada vez. E cozinhará uma de cada vez. Uma batata pequena (cerca de 5 a 8 cm de comprimento e 4 cm de largura) de 2 a 3 minutos, potência alta. Uma batata média ( cerca de 10 a 12 cm de comprimento e 5 cm de largura) de 6 a 8 minutos, uma batata grande  (cerca de 15 a 20 cm de comprimento e 6 a 8 cm de largura) 8 a minutos em potência alta.  Esses tempos irão variar de modelo para modelo. É preciso ter um pouco de senso comum se sair duro e por consequência cru, coloque por mais alguns minutos…

Modelo menos potente:

  Cozinhando uma batata de cada vez! Vai seguir mais ou menos os mesmos tempos acima mas terá que dividir o tempo de 2 em 2 minutos.

   Então, por exemplo, se for cozinhar uma batata por 5 minutos… Coloque a batata no microondas por 2 minutos, depois vire a batata para q parte cozida fique para cima e cozinhe por mais 2 minutos, depois vire a batata novamente e cozinhe por mais 1 minuto… Dessa forma evita que a batata fique queimada de um lado e crua do outro!

   A batata estará cozida quando você puder furá-la com uma faca pontuda e ela não apresentar resistência no centro dela! Aí no lado direito à batata está com manteiga, sal e pimenta do reino moída na hora…
Batata Inglesa temperada

 E agora é só cortar e cobrir com o recheio que você escolheu!!! E eu pessoalmente tenho o hábito de comer a casca! Ainda mais na versão de forno pois é uma ótima fonte de fibra!

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *