Aventuras Maternas

E a sua mãe?

ser-mae-1Para começar a falar sobre maternidade, creio que se faça necessário entender primeiro a relação com a nossa mãe.

É na nossa relação com a nossa mãe que se começa a construir o nosso papel de mãe e a nossa visão sobre a maternidade.

Se você não conheceu a sua mãe biológica, se teve pouco convívio ou se optou por não ter contato, eu respeito e sinceramente sinto muito por isso. No entanto, vamos precisar considerar essa como a sua primeira relação com a maternidade. Mesmo que você tenha sido criada por sua avó ou por qualquer outra pessoa. Mãe só existe uma e cada um tem a sua – com suas dores e delícias.

Como terapeuta de Constelação Familiar (terapia breve, desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger), tenho acompanhado a importância de aceitarmos a nossa mãe. Seja ela quem for. E quando digo aceitar (“tomar” para a Constelação) quero dizer que é preciso abraçar com a alma tudo o que se passou e como é.

Daí você pode responder me dizendo: “Aline, impossível! Você não sabe o que a minha mãe me fez. Você não sabe do que ela é capaz. Etc, etc, etc…”.

E eu, como todo amor, te convido a analisar a sua vida. Observe cada uma das áreas: profissional, financeira, amorosa, social, familiar, intelectual… Se você não tem a sua mãe em seu coração, acredito que alguma dessas áreas esteja muito capenga!

Enquanto nos acharmos melhores do que nossas mães; enquanto julgarmos as nossas mães; enquanto continuarmos a apontar o dedo para ela, nos sentiremos maiores e isso é a desordem do amor.

Eu entendo que aceitar algumas situações familiares seja muito doloroso. Para isso existem os atendimentos psicológicos. Contudo, todos os atendimentos levarão para o mesmo lugar: da compreensão e aceitação de nossos pais.

É no amor que surgem as soluções. A dor e o medo só servem para nos paralisar e cegar.

Então, quer renovar a sua vida? Quer ter uma relação saudável com seus filhos? Acolha a sua mãe em seu coração! Imagine a sua criança interior sendo ninada por sua mãe.
As almas agradecem!

Com carinho,
Aline Gomes
                     

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *