Aventuras Maternas

Brincar ao ar livre é tudo de bom

Bebê ao ar livre

Foto: Fernanda Ferraro

Toda semana é a mesma coisa… Vai chegando sexta-feira e vem a pergunta: “o que fazer com as crianças?”. Independente do tempo lá fora, a primeira e mais fácil resposta é ir ao cinema, ao teatro ou ao Shopping. Nada contra atividades culturais, muito pelo contrário, mas tem coisa melhor para as crianças e para nós, pais, do que aproveitarmos o dia com elas, numa diversão ao ar livre?

Em seguida vem outra questão. “Não temos outras crianças para nos acompanhar no passeio e pode ficar monótono”. Por mais que os pequenos curtam e muito brincar com pessoas da mesma idade e tamanho, a alegria em ter mãe e pai focados em brincar exclusivamente com eles durante um bom período é recompensadora e eles vão amar curtir um momento de diversão em família. Além do mais, vocês podem convidar um amiguinho da escola ou deixar o poder da naturalidade entre as crianças aparecer. Afinal em um parque público não faltam possíveis novos amigos para se fazer.

Tem mais: é comum ver muitas mães de filhos adolescentes preocupadas, porque os filhos não saem do computador e dos jogos de vídeo game. Vale lembrar que o pré-adolescente do futuro é formado na infância de agora. Ele pode até vir a gostar de ficar horas enfurnado no quarto, mas se for criado longe dessas tecnologias, respirando ar puro e diversão na natureza, possivelmente vai continuar dando valor a isso no futuro.

Não estou tentando dar fórmulas do que é certo ou errado, mas estamos aqui para aprender também e não há nada melhor do que experimentar praticando. Então, nossa dica da vez é aproveitar o fim de semana e escolher um dentre tantos parques do Rio e de Niterói (Temos um post com algumas dicas aqui) e criar brincadeiras simples e muito divertidas, com as quais temos bastante familiaridade. Confiram abaixo:
BilboqueRabo de foguete

Crianças e adultos adoram brincar com esse apetrecho feito a mão, com o qual o grande desafio e saber quem joga mais longe. Vai arrancar boas risadas da garotada. Tem passo a passo aqui!

Peteca

A brincadeira que marcou a infância de nós, pais, é divertida e ótima para desenvolver concentração e coordenação. Não precisa fazer um grande jogo, já que seria injusto competir com adultos, mas só o fato de ensinar a posição certa e aprender a lançar já vai tirar boas risadas do seu pequeno.

Pipa

Toda criança sonha ser piloto de avião ou comissário de bordo. Então vale dar asas a imaginação e mostrar como funciona a dinâmica do voo. Fazer a pipa e empiná-la no ar sem dúvida será uma recordação marcante da relação pais e filhos. Vocês podem alugar aviõezinhos ou levar os tradicionais aviões feitos com dobraduras de papel (temos passo a passo aqui)

Futebol com golzinhoFutebol com golzinho

Brincar de bola é sempre divertido para meninas ou meninos. É simples e permite a alegria fluir. Para quem tem bola e golzinho pequeno, vale levar os acessórios para brincar para valer no parque.

Barraca
Sabe aquela barraquinha de tecido que as crianças têm em casa? VAle levar e montar no parque para brincar de acampamento. Leve mais alguns brinquedos e eles vão adorar brincar de acampamento.

bolha de sabãoBolha de sabão

A mais simples das brincadeiras, atrai crianças e adultos no jogo de quem consegue estourar mais bolhinhas. Risadas e corridinhas vão alegrar o passeio.

Barquinho de papel no lago

Se no parquinho tiver lago, vale fazer barquinho de papel ou levar um barquinho de motor para deixar a imaginação fluir e eles se sentirem marinheiros de verdade.

Subir em árvore

Você pode até ficar com medo de uma possível queda, mas subir em ávore faz bem para as crianças, desenvolve o equilíbrio e aumenta o contato com a natureza. Nada mais reconstrutor do que abraçar uma árvore e explorar seus detalhes.

Contar histórias de improviso do que se vêNatureza

Que tal sentar no gramado e improvisar uma história? Use os bichos que passarem por ali (pássaros, formigas, cigarras, lagartos) e inventem histórias com as crianças. Deixem a imaginação fluir.

Explorar a natureza 
Lupa e binóculo na mão da criança é diversão garantida! Eles adoram descobrir novidades. E na natureza não faltam coisas para pesquisar. Bichinhos que passam, detalhes diferentes de cada plantinha, ou ainda buscar um tesouro escondido podem preencher uma manhã inteira.

Pião

A brincadeira antiga faz sucesso com qualquer idade. Vale levar um na bolsa de passeio.

Plantar sementes

Se a brincadeira for num jardim ou numa fazenda, vocês podem aproveitar para dar uma função importante para as crianças. Plantar, especialmente, se puder acompanhar o crescimento depois, é uma forma de explicar para as crianças como funciona o ciclo da vida.
correr ao ar livre
Correr livremente
Hoje em dia é tão difícil tem liberdade. Temos tantos medos da violência e dos perigos da cidade grande, que é difícil soltar as crianças. Mas alguns parques mais fechados ou campos com grade em volta, podem ser uma boa opção para deixar a criança correr à vontade e deixar a energia fluir. Depois à noite, o sono mais profundo vai te recompensar certamente.

Pular corda

A brincadeira também é uma ótima dica para gastar energia. E ainda é possível usar o acessório para as crianças passarem por baixo.

amarelinhaAmarelinha
Se tiver asfalto no local, vale levar giz e desenhar os números até chegar o céu. Pular é sempre diversão garantida, melhor ainda quando se tem um objetivo.

Bambolê

É outra dica simples que sempre funciona.

Patinete ou bicicleta ou Skate
Os brinquedos que fazem as crianças se sentir mais velozes e habilidosos são dica certa para um passeio divertido.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *