Aventuras Maternas

Para mães que querem empreender, mas acham que não nasceram para isso

Pag4e5_mulhervoando_StockImagesSe você é mãe e sente que chegou a hora de voltar a produzir de forma equilibrada, com propósito, adequando seu tempo aos filhos, a você, a família e a carreira, tenho algo muito importante para compartilhar com você sobre esta experiência de empreender após a maternidade.

Você tem o desejo de ser empreendedora? Se você tem, mas pensa que empreender não é para você, eu descobri, por conta própria, através das minhas experiências pessoais, que nós somos capazes de desenvolver esta habilidade de empreender e qualquer outra coisa que quisermos, se assim decidirmos, dedicarmos-nos e abrirmos a nossa mente para o conhecimento.

Quando meu filho nasceu, eu deixei 17 anos de carreira, bem sucedida, para estar presente na vida dele. Após 1 ano de exclusividade, eu senti uma enorme necessidade de voltar a produzir, da minha liberdade e independência. Além disso, eu tive enorme vontade e determinação para descobrir o que realmente eu vim fazer neste mundo, qual legado queria deixar ao meu filho e como poderia ganhar dinheiro fazendo algo que eu amasse e, ainda assim, que me permitisse participar da rotina dele.

Foi aí, nesta jornada pós-maternidade, que eu me transformei no meu próprio negócio, quando me joguei, durante 1 ano de expansão do meu conhecimento e do meu autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades novas, experimentei a fé intensamente, meditei e me reinventei como ser humano.

É muito comum que nós mães esqueçamos de nós e dos nossos sonhos após a maternidade, sintamos culpa em realizar algo só para nós mesmas, projetemos “somente” nos filhos a nossa realização e fonte de prazer, realização e alegria. Mas sabemos que isso não é sustentável, sabemos que esta conta fica alta demais, que o preço da frustração em se esquecer pesa demais e que, mesmo amando incondicionalmente os filhos, nós somos seres humanos, somos pessoas que também sonham e desejam realizar muitas outras coisas nesta vida. E isso não deve ser abafado, pois vai ter um dia, em que a pressão vai ser tão grande, que você vai explodir: depressão, solidão, pânico, dores crônicas, doenças do corpo e da alma.

É preciso ter sonhos, projetá-los e agir diariamente para que se tornem realidade. Você nasceu pronta para ser mãe? Eu não nasci. Eu me tornei mãe após efetivamente parir meu filho e, dia após dia, eu me torno uma mãe melhor do que ontem, mais experiente, segura e pronta para os desafios. E assim funciona quando decidimos empreender. Não se nasce pronta para isto, mas, quando efetivamente nos tornamos empreendedoras, dia após dia, vamos nos capacitando, vamos desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com os desafios e vencê-los.

Tudo na vida começa com uma decisão: quero ter um filho, quero empreender e etc. Os desafios são grandes, mas como você mesma aprendeu com a maternidade, é preciso perseverar, capacitar-se, colocar a mão na massa, aprender fazendo para se tornar melhor a cada dia. Você é capaz, tenha certeza, basta acreditar nos seus sonhos e começar hoje mesmo a buscar oportunidades para torná-los reais. Comece pesquisando sobre as coisas que já existem no mundo e que convergem com o seu sonho

Talvez, entender algo que já exista e unir com uma ideia que teve pode ser o suficiente para dar o primeiro passo. Lembre-se de que ninguém começa pronto, nenhuma empresa começa com o sucesso estabelecido. É preciso dar o primeiro passo, ter foco e não parar mais de empreender, para, só assim, tornar-se a mãe empreendedora de sucesso que deseja.

Se você chegou até aqui, é porque realmente empreender é uma opção para você e que, sim, você tem este desejo latente, mas ainda não começou a colocar as suas ideias em práticas porque tem medo de falhar, de não conseguir, do julgamento dos outros ou de falir. Ofereço a você, aqui, os dois passos iniciais para te ajudar a começar a caminhar em direção a sua realização como mãe empreendedora.

Passo #1 – Tenha clareza do seu objetivo. Se você não sabe o seu objetivo, não possui um ou não consegue explicá-lo com clareza, pare e faça o exercício de pensar sobre ele e defini-lo.

Você vai desistir se não tiver um objetivo claro e consistente. E como você pode pensar em qual seria um ótimo objetivo para você?

  •  Algo no qual você acredita, que faça sentido para você e para sua vida.
  •  Alguma causa maior do que você mesma, que ajude outras pessoas.
  •  Algo que faça seus olhos brilharem, seu corpo se entusiasmar e sua mente borbulhar de ideias.
  •  Alguma coisa que te faça sentir realizada diariamente para ter a força necessária para seguir adiante.
  •  Algo que possa alcançar o sucesso através de metas de curto, médio e longo prazo.

Passo #2 – Capacite-se e amplie a sua visão.

Quando decidimos realizar algo novo, precisamos abrir nossas mentes para nos tornarmos capazes de pensar diferente, de encontrar oportunidades que jamais fomos capazes de ver. Por isso, a importância de ir em busca de conhecimento, seja ele gratuito, através de vídeos no youtube, seja através de livros, cursos presenciais ou online. Você realmente precisa ampliar suas possibilidades para estar empoderada e capacitada a empreender e vencer os desafios diários.

O empreendedorismo, assim como a maternidade, não é fácil, tem muitos desafios e não é possível que alguém preveja 100% o que acontecerá e os resultados que teremos. Mas acredite que empreender com propósito é uma sensação maravilhosa e bem similar à experiência de ser mãe, na qual nos sentimos imensamente felizes em realizar, totalmente determinadas a fazer crescer e acontecer, e muito, mas muito realizadas com cada pequena vitória que obtemos.

Você acha que vai ser diferente para você do que foi para mim? Se você chegou até aqui e se optar por realizar o que te propus, tenha a certeza de que você já sairá muito melhor do que o ponto “zero” de onde e eu saí quando comecei a minha jornada. E se eu cheguei até aqui, mesmo com todos os desafios de ser uma mãe empreendedora, você pode ir muito mais longe.

Com amor,

Daniela Vergara Coach

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *