Aventuras Maternas

Educação ambiental com diversão

 

Esse é o Lucas, o duende ecológico que quer ensinar crianças e jovens sobre consciência ambiental.

Entre os fatores que contribuem para os problemas ambientais enfrentados nos últimos tempos, pode-se destacar a ação do homem, atuando de forma negativa no ambiente natural. Diante desse fato, faz-se necessário a criação de estratégias para minimizá-la, como a educação ambiental, visando à formação de cidadãos preocupados com a natureza, partindo do princípio de que é preciso conhecer para preservar.

Porém, como explicar para as crianças sobre esse assunto? Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, existem os jogos educativos, destinados, principalmente, aos pequenos, para que cresçam atentos à preservação do meio ambiente. Mas há, ainda, uma melhor maneira de educa-los, que seria por meio de uma experiência atrativa e prazerosa, ou seja, com base nos conceitos de edutainment, que combina educação com entretenimento. E é essa a proposta do livro “Passatempos Ecológicos do Lucas”, do cartunista Léo Valença, que utiliza o recurso lúdico para despertar a consciência do público infantil. Na história, Lucas é um duende ecológico que busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável. O livro incentiva práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental por meio de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos, curiosidades e muitas brincadeiras ecológicas.

Mensagens importantes são passadas em todo o livro…

Para os pais que querem entender um pouco mais sobre como os filhos poderão aprender com a leitura, Léo explica que apresenta várias atividades e passatempos para as crianças, abordando diversos temas ambientais, como os benefícios das árvores, a importância da água e como economizá-la, a reciclagem e suas vantagens, as fontes de energia renováveis, dicas para reutilizar o papel, entre outros.

… fazendo as pessoas refletirem sobre o planeta que temos hoje.

Este é o segundo livro do personagem-título, já que, em 2012, o autor lançou o “Almanaque Ecológico do Lucas”, que também chamava a atenção para a sustentabilidade do planeta de uma maneira divertida e interessante.

“Passatempos Ecológicos do Lucas” tem outra diferença dos outros livros: ele é publicado pelo sistema PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que cada um pede o seu, para evitar desperdício de papel. Para compra-lo, a pessoa deve entrar no site da editora, no link http://www.podeditora.com.br/livros/infantis/passatempos-ecologicos-do-lucas.phtml

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *