Aventuras Maternas

Como proporcionar um ambiente de aprendizado nas férias?

Férias escolares são sempre muito esperadas para os filhos e também para os pais que podem planejar passeios, brincadeiras e viagens com as crianças. Mas além dos momentos de descontração, é importante também aproveitar o tempo juntos para “refrescar” as matérias aprendidas na escola, para não retornar às aulas esquecidos do conteúdo.

De acordo com psicopedagoga e analista do comportamento Michelli Freitas é possível unir diversão e também aprendizado na hora do lazer. “Uma dica é visitar lugares e atrações históricas, como museus e prédios antigos”, diz. Para a especialista, este tipo de passeio pode ser feito em qualquer cidade, ou seja, grandes centros urbanos , mas também em municípios pequenos. “A cultura local deve ser orgulho para os habitantes e se torna um programa muito enriquecedor”, comenta.

Para as famílias que vão viajar, há a oportunidade de conhecer outras culturas e costumes e as crianças vão gostar de descobrir mais sobre como as pessoas vivem e brincam. “Outra dica para os pais é explorar as atividades nativas da região, comer em restaurantes locais ou participar de algum passeio com celebração sazonal”, pontua Michelli.

A Geografia, por exemplo, pode ser lembrada antes mesmo de sair de casa, mostrando o local de destino em um mapa. “A localização de leste ou oeste de casa, é um ótimo exemplo”, exemplifica. Calcular velocidade, distância, tempo também estimula o aprendizado nas aulas de física.

Outra dica que a garotada vai gostar é aprender sobre a topografia diferente dos lugares visitados. “Haverá mais montanhas ou lagos? Você está visitando uma área que será muito mais quente ou mais fria do que a sua casa? Cada um desses tópicos ajudará as crianças a comparar e contrastar seu local de férias com sua cidade natal”, acrescenta a analista do comportamento.

Já em casa, os pais também podem ajudar os filhos a estudar enquanto brincam. “Os pais podem incorporar atividades práticas. Em tarefas agrícolas, pode-se estudar o solo. Ao criar cenários e roupas de época, estuda-se história. No passeio em uma área verde, é possível observar o meio ambiente enquanto aproveitam o ar livre”, completa Michelli.

Outra brincadeira divertida e que estimula a matemática é preparar alguma receita.”As crianças podem ter noção de medidas. ⅓, ¼, 1 litro, gramas, quilo. E juntos podem fazer uma receita deliciosa que será provada após o jantar”, aponta Michelli. E complementa: “O importante é utilizar parte do tempo junto dos pequenos de forma a estimular a criatividade e também o lado curioso, mas também respeitando os limites do corpo e relaxando a mente em momentos ociosos, afinal é férias”.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *