Aventuras Maternas

Tarefas domésticas: como as crianças podem ajudar

Com a quarentena e as famílias passando mais tempo em casa, é natural que o ambiente precise de mais organização. Mas, será que as crianças também podem ajudar nas tarefas domésticas? Especialistas da PlayKids, uma das líderes globais em conteúdos para crianças, indicam que sim! Arrumar a cama, organizar os brinquedos, guardar as louças, cuidar do jardim são exemplos de atividades que ajudam os pequenos a entenderem a dinâmica do lar e desenvolverem noções de respeito, autonomia e responsabilidade.

Além disso, os pontos positivos também são sentidos pelos pais. Quando todos colaboram, ninguém fica sobrecarregado. É com esse apoio que todos percebem que é um dever de cada membro da família trabalhar pela organização. Nathalia Pontes, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento educacional na PlayKids, alerta, no entanto, que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento.

“Executar tarefas de casa é como qualquer outro aprendizado para as crianças e cada um tem seu tempo. É importante que os pais se atentem a isso quando forem ensinar aos pequenos as atividades diárias. Uma dica é introduzi-las desde cedo e de forma gradual. Assim, arrumar a casa deixa de representar algo ruim e se torna parte da vida deles, como um hábito”, reforça a especialista.

Para ajudar os pais nessa divisão, a PlayKids separou algumas dicas com as melhores tarefas domésticas para cada idade. Confira:

De 2 a 3 anos
Mesmo que pequenos, por volta dessa idade as crianças já são capazes de realizar tarefas simples. As dicas são: guardar brinquedos e calçados, levar roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e até ajudar na organização da mesa na hora da refeição.

De 4 a 5 anos
Como incentivo aos estudos, nessa faixa etária as crianças já podem começar a arrumar a mochila da escola. Outras tarefas são: tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa, regar plantas, ajudar a arrumar o quarto, colocar roupas na máquina de lavar e até guardar louças.

De 6 a 8 anos
Com essa idade a criança já começa a ter noções de responsabilidade e cuidado. Sendo assim, indicamos: esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e tirar roupas do varal, lavar louças, varrer e passar pano em alguns cômodos menores da casa, guardar roupas, organizar armários e até ajudar os pais no preparo de algumas refeições.

Acima de 8 anos
Aqui, a criança já consegue desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, preparar lanches, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, caso tenha, já pode começar a ajudar a cuidar de um irmão mais novo. “É importante que os pais deem tarefas iguais para meninos e meninas, sem distinção. Isso vai prepará-los melhor para a vida adulta. Além disso, é fundamental que essas tarefas sejam acompanhadas de um adulto, isso vai garantir que sejam executadas com segurança. Por isso, pais, mães e responsáveis precisam ser pacientes e deixar o perfeccionismo de lado, para que possam entender as dificuldades das crianças e direcionar para o melhor caminho”, finaliza Nathalia.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *