Aventuras Maternas

Saiba como reforçar a imunidade das crianças

A pandemia de Covid-19 aumentou nos pais a preocupação com a imunidade das crianças. Apesar dos pequenos não fazerem parte dos grupos de risco e, em geral, serem menos afetados pela nova doença, as famílias passaram a ficar mais atentas à saúde de todos. A boa notícia é que é possível, com um conjunto simples de ações, reforçar a imunidade das crianças.

Maria Amparo Martinez, pediatra do Hospital 9 de Julho, conta que a  imunidade é bastante imatura na primeira infância. “Antes do terceiro mês, o bebê é imunologicamente frágil, com defesas muito básicas.” Nessa fase, ele carrega a proteção natural de alguns anticorpos passados pela mãe durante a gestação e pelo leite materno, que vão agir até o oitavo ou nono mês, e só então o corpo começa a produzir sozinho defesas mais eficientes.

Depois do primeiro aniversário, a criança passa a aumentar sua imunidade gradativamente e um dos fatores mais importantes para a formação das defesas é a alimentação. “Para manter uma criança saudável é fundamental proporcionar a ela uma alimentação variada, com boa oferta de nutrientes”, explica a pediatra. Além de diversidade de legumes, ela destaca que as frutas fazem ainda mais diferença, pois são ricas em vitaminas essenciais para as defesas do organismo.

Um segundo pilar do bom desenvolvimento do sistema imunológico é o sono. Garantir uma boa rotina de descanso, com sono de qualidade, vai ajudar o corpo a se manter protegido contra os invasores.

Outro hábito que deve ser mantido é o de permitir que as crianças façam atividades ao ar livre, em ambiente com luz natural e ar limpo, sempre que possível. “Quem brinca fora de casa, toma um pouco de sol e respira ar fresco tem a imunidade fortalecida. A vitamina D, que precisa do sol para ser produzida, é essencial para as células que vão proteger o organismo”, diz Maria Amparo.

Equilíbrio entre sujeira e limpeza

Quando brincar fora de casa ou mesmo no espaço doméstico, é necessário deixar também que os filhos tenham contato com um pouquinho de “sujeira”, para estimular o sistema imunológico. “A criança que vive em ambiente totalmente asséptico fica mais vulnerável. É preciso deixar que ela mexa nos animais, brinque no jardim, tenha contato com a natureza, sempre com supervisão e em ambientes adequados”, aconselha a pediatra.

Depois da brincadeira, no entanto, deve-se cuidar da higiene. Dar atenção aos banhos e à limpeza depois de usar o banheiro, por exemplo, vai impactar na saúde. “A criança que não tem cuidados adequados com a higiene está mais propensa a infecções, e a imunidade pode não dar conta e ser abalada por isso”, explica a pediatra.

Tendência alérgica

Algumas crianças, no entanto, podem manter a rotina correta para o fortalecimento da imunidade mas, mesmo assim, serem mais sensíveis. É o caso das que nascem com maior tendência alérgica, manifestada por doenças como rinite alérgica, bronquite e dermatite atópica.

A pediatra explica que, nesses casos, elas não têm a imunidade baixa, mas o seu sistema de defesa como um todo não funciona direito, por isso elas são mais propensas a pegar viroses, que vão aumentar a alergia e atrapalhar a imunidade, em um círculo vicioso. “Elas devem ter mais cuidado, ir mais ao médico e serem acompanhadas com atenção redobrada. Quando apresentarem sinais de agravamento do quadro alérgico ou de outras doenças, os pais não devem hesitar em procurar o Pronto-Socorro”, conclui.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *