A quarentena e o ensino online em casa têm exigido bastante dos alunos, pais e professores. Todos estão tendo que se acostumar com uma nova situação e aprender novas habilidades. É um período de adaptação, mas também de oportunidades. Mas e como ficam as famílias que têm filhos que exigem atenção ou cuidados especiais? Com a palavra, a terapeuta familiar e especialista em superdotação e bilinguismo Evelyn Stam.
Um exemplo de famílias que estão enfrentando dificuldades nesse momento são as famílias com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o já conhecido TDAH. Famílias com crianças nesta situação precisam se adaptar ao ensino à distância, aos desafios da quarentena, à insegurança da pandemia, assim como todas as outras famílias.
No entanto, há ainda um desafio extra: fazer tudo isso enquanto encontram maneiras para fazer uma criança com dificuldade de concentração continuar aprendendo em um ambiente diferente do ambiente escolar e numa situação nova.
Segundo a terapeuta familiar Evelyn Stam, seguem algumas dicas para ajudar estas crianças durante este período de pandemia:
1- Criar uma rotina
2- Clareza
3- Limite o tempo
4- Cuide do espaço
5- Foco no término
6- Ruído branco
Evelyn destaca ainda que “a função de ensinar as matérias escolares para os nossos filhos é do professor e as coisas voltarão ao normal em algum momento. Invista na sua relação com seu filho. O déficit no aprendizado pode ser compensado em sala de aula. O déficit no relacionamento terá consequências maiores e é mais difícil de ser reparado”.
O que é o TDAH
O Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobriológico, que aparece na infância e atinge de 3 a 5% da população. O TDAH faz com que o indivíduo se torne impulsivo e tenha dificuldade em se concentrar em atividades complexas. Sintomas comuns são inquietude ( a criança se mexe o tempo todo, não para quieta, tem dificuldade para completar uma refeição à mesa com a família), impulsividade (tomar decisões sem pensar, dificuldade em medir consequências, imediatismo) e dificuldade de concentração ( Iniciar uma tarefa e não terminar, esquecimento, sensação de estar “no mundo da lua”).
Informações: Assessoria de Imprensa.