Aventuras Maternas

Jardinagem é atividade ideal para estimular os pequenos e inseri-los nas tarefas domésticas

Mesmo com a volta às aulas, é preciso encontrar atividades para entreter os pequenos quando estão em casa, e essa tarefa se tornou ainda mais desafiadora para os pais, que precisam usar da criatividade para tirar as crianças do tédio e proporcionar momentos de diversão e brincadeiras.
Atividades domésticas podem não parecer divertidas à primeira vista, mas é possível tornar essas tarefas diárias um pouco mais envolventes para as crianças. Os cuidados com o jardim e com as plantas da casa podem ser um bom começo. Além de estimular atividades externas, possibilita diferentes dinâmicas junto aos pais, estimula o contato com a natureza e gera diversos aprendizados, criando um momento diferente na rotina.

O plantio e o cultivo contribuem diretamente para o desenvolvimento infantil e faz com que as crianças aprendam sobre responsabilidade, pois acompanham de perto os ciclos de desenvolvimento das plantas. O interesse pela alimentação saudável também pode ser uma grande vantagem a partir do cultivo de plantas leguminosas e frutíferas.
Para inseri-las nessas atividades de maneira segura e prazerosa, é necessário ter atenção na escolha das ferramentas. Elas devem ser resistentes, visualmente atrativas e, principalmente, não oferecer riscos às crianças durante o uso. É importante ter sempre um adulto por perto, para auxiliar e monitorar as atividades.
A Tramontina separou algumas dicas para realizar essa oficina em família:
• Busque por ferramentas plásticas, como garfinhos para mexer e revirar a terra e pazinhas para realizar o plantio de algumas sementes ou mudas. Elas são versáteis, leves e fáceis para a criança manusear.

• Procure por vasos e cachepôs ecologicamente corretos, feitos de plástico verde, pois eles podem comportar flores, folhagens ou até pequenas mudas frutíferas, trazendo consciência ecológica para a atividade.

• A praticidade dos vasos autoirrigáveis mantém a terra com a umidade correta e as plantas sempre bem hidratadas. Podem ser usados como hortas compactas em varandas ou na soleira de janelas. Coloridos, eles vão chamar a atenção da criançada e tornar o momento mais lúdico.

• Escolha regadores de menor tamanho e leves, para que as crianças não tenham dificuldades em manuseá-los.
• A opção por pulverizadores adequados é fundamental, pois auxiliam na aplicação de adubos foliares e soluções orgânicas. Mais leves e seguros para borrifar, eles facilitam o uso para os pequenos.

Os itens de jardinagem da Tramontina podem ser encontrados no link: https://www.tramontinastore.com/jardim-e-agricultura

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *