Aventuras Maternas

Dia do Orgulho Nerd: 5 obras para colecionar

Amanhã, 25/05, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Também chamados de geeks, os nerds são aqueles que amam histórias em quadrinhos, super-heróis, games, mangás, filmes e livros. Além de ser uma categoria que chama atenção pelo seu divertimento, também é a porta de entrada de crianças e jovens para o universo da leitura, que tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo e do pensamento crítico desse público.

Pensando nisso, a Editora Ática fez uma seleção de obras que se destacam por seu caráter pedagógico, mas que também podem ganhar espaço nas coleções de leitores nerds de todo o Brasil.

O mestre dos games
O primeiro livro da seleção já traz um elemento precioso da cultura nerd: os videogames. Em O Mestre dos Games, a Coleção Vaga-Lume transporta os leitores para uma aventura emocionante e tecnológica. Com ilustrações modernas e com pique de HQ, o livro traz a história de Cláudio Renato, que está passando as férias na chácara do avô. Aficionado por jogos eletrônicos, o menino leva o seu game portátil para não ficar entediado. Certo dia, os dois são rendidos por bandidos, mas Cláudio consegue fugir e acaba entrando em uma dimensão paralela, dentro de um jogo eletrônico. Ao final, o leitor encontrará um diferencial: o Almanaque vaga-lume, um apêndice temático no mesmo tom dinâmico e leve da coleção, que desenvolve temas abordados na ficção.

Dom Casmurro – versão HQ
Bento Santiago, velho e solitário, escreve um livro em que narra a própria história para tentar entendê-la e desvendar o enigma que o assombra: sua mulher o teria traído? Provavelmente leitores de todo o país já ouviram falar ou até já refletiram sobre o dilema envolvendo Capitu e Bentinho. Tanto para aqueles que estão consolidando o hábito da leitura, quanto para os fãs de Machado de Assis, a versão HQ garante uma nova perspectiva sobre essa obra complexa. Em “Clássicos Brasileiros em HQ”, as famosos histórias do país se adaptam aos quadrinhos. O livro foi roteirizado por Ivan Jaf, autor com mais de 60 livros de ficção publicados, e ilustrado pelo quadrinista Rodrigo Rosa.

Senhora – versão HQ
Na mesma coleção “Clássicos Brasileiros em HQ”, o livro “Senhora”, de José de Alencar, ganha sua versão mais atual com roteiro de Luiz Antonio Aguiar, escritor vencedor de dois Jabutis, e ilustrações de Shiko, quadrinista e artista plástico paraibano. A obra é também bastante requisitada nos principais vestibulares do país, sendo a HQ uma opção para aqueles que buscam uma alternativa mais leve para os estudos. O enredo conta a história de Aurélia Camargo, que aparenta ser uma mulher firme e determinada. Jovem, bela, rica e inteligente, tinha todos os homens a seus pés e fazia questão de esnobá-los. No seu íntimo, entretanto, escondia-se uma moça frágil e insegura, motivada por uma decepção amorosa. Recentemente, a versão HQ recebeu o selo Cátedra 10, da UNESCO.

Viagem ao centro da Terra
O livro Viagem ao centro da Terra foi originalmente lançado em 1864 e é uma das principais obras do escritor francês Júlio Verne. Por meio de uma parceria da Editora Ática com o ilustrador Carlo Giovani, esse clássico mundial da ficção científica retorna com um visual moderno e dinâmico que promete levar o leitor ao centro da Terra junto de Axel. Apesar da nova versão da obra, a história sobre uma expedição de tio e sobrinho ao centro do planeta continua intrigante, bem-humorada e tão detalhada que nos faz querer conferir a veracidade das informações na internet a cada página lida.

Macunaíma – versão HQ
Por fim, a Ática apresenta Macunaíma, do modernista Mário de Andrade, em versão HQ. As aventuras do protagonista e de seus irmãos continuam provocando discussões que envolvem ética e identidade cultural dos povos indígenas, além de agregar diferentes significados ao repertório cultural dos jovens. Também ilustrada por Rodrigo Rosa, a obra permite que o público mais novo desperte sua sensibilidade para a leitura, interpretando as imagens e desenvolvendo pensamento crítico em relação à construção desse personagem.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *