Aventuras Maternas

Fundação Amor Horizontal cria campanha para incentivar doação de materiais escolares

Em um momento em que milhares de estudantes retomam às aulas, garantir o acesso das crianças mais vulneráveis à educação de qualidade é fundamental. Com a campanha Volta às Aulas, a Fundação Amor Horizontal (FAH) trabalha para viabilizar a doação de materiais escolares para o ano letivo de cerca de 250 crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Acreditamos que a educação é a forma mais eficaz de transformação social e temos como missão apoiar a infância. Por meio da doação de material escolar de qualidade, é possível resgatar a autoestima dos estudantes e mostrar a eles o quão importante e prazeroso é aprender”, comenta Juliana Ayrosa, Diretora Executiva da Fundação Amor Horizontal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), no Brasil, 22,6% das crianças e adolescentes com idade entre 0 e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza.

Ciente da importância da educação de qualidade, Marcella Kanner fez questão de participar da campanha e se empenhou na missão de transformar o ano letivo das crianças. Mãe e conselheira da Fundação Amor Horizontal, ela sensibilizou diversas famílias a doar materiais escolares após uma publicação nas suas redes sociais. “A importância da doação é recorrente, e não pontual. Temos muitos materiais subaproveitados que são deixados de lado, e com essa campanha temos a oportunidade de doar objetos que estão em ótimas condições. Dessa forma, evitamos o desperdício e podemos contribuir para a educação de outras crianças, além de fomentar a cultura de doação”, conta.

Como doar materiais escolares
A campanha Volta às Aulas da FAH permite duas formas de participação: doação dos materiais ou financeira.
Para doar materiais escolares em bom estado, basta entrar em contato com a Fundação pelo email contato@amorhorizontal.org ou pela página do instagram @fundacaoamorhorizontal. Na cidade de São Paulo também é possível doar diretamente no ponto de arrecadação na ASA Brechó (à rua Conselheiro Zacarias, 97, no Jardim Paulista).

Já as doações em dinheiro podem ser realizadas pelo link da campanha.

Impacto da pandemia na educação e a atuação da FAH
A campanha de Volta às Aulas 2022 surge diante um contexto alarmante: o fechamento das unidades educativas provocado pela pandemia, que tirou milhares de crianças das salas de aula e contribuiu diretamente para a evasão escolar. Dados recente do IBGE indicam que 2021 apresentou um aumento de 171% na evasão escolar em relação a 2019.

Pilar básico para a construção de uma sociedade justa e igualitária, a educação é fundamental para o desenvolvimento integral da criança (desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional) e para construir uma base sólida e ampla, que prepare as crianças para a aprendizagem ao longo da vida. Nesse sentido, a doação de materiais, além de prover itens básicos para a aprendizagem dos alunos, ainda pode contribuir para manter e atrair os estudantes para a sala de aula.

“Uma vez que crianças estão nas ruas, tornam-se mais vulneráveis à criminalidade e outros fatores. Uma nova perspectiva se abre quando essa criança recebe sua mochila com materiais escolares novos”, reforça Juliana Ayrosa.

A Fundação Amor Horizontal tem como objetivo fomentar a cultura de doação e elegeu a infância como causa mãe. Ao longo dos anos, a instituição vem atuando como uma ponte entre as empresas e organizações de pequeno ou médio porte pelo Brasil, que precisam de doações. “Notamos que o brasileiro tem vontade de doar, mas muitas vezes não sabe como ou desconhece o trabalho de instituições que precisam de colaboração. A FAH atua como um agente facilitador que, por meio do conceito de e-donation e um trabalho de identificação de projetos comprometidos com crianças e jovens, conecta ONGS e empresas”, explica Ayrosa

Ao longo desses sete anos, a FAH já amparou mais de 201 mil crianças e jovens por meio de 93 instituições parceiras – entre abrigos que acolhem menores vítimas de abandono e violência; casas de apoio à saúde que oferecem suporte a crianças e jovens em tratamento, organizações de apoio à inclusão e deficiência motora e/ou física, e instituições comunitárias e educacionais que funcionam em contraturno escolar.

Todo o dinheiro e material escolar arrecadado na campanha de Volta às Aulas será doado para crianças atendidas por organizações pertencentes à rede de apoio da Fundação Amor Horizontal. As doações podem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *