Aventuras Maternas

Sustentabilidade também é para crianças? Confira dicas sobre como introduzir o assunto na rotina dos pequenos

Como abordar a sustentabilidade com as crianças? Introduzi-lo na educação, desde a primeira infância, pode ser a chave para um futuro melhor. A criação de um mundo mais ético e sustentável depende da educação e dos valores que as crianças recebem desde pequenas. Valorizar a natureza, a sabedoria dos povos originários, aprender a reciclar e ter um consumo responsável são atitudes essenciais para que as crianças sejam agentes de mudança no futuro.

Claro que o primeiro espelho dos pequenos são os pais e adultos com quem elas convivem. Então, aliar o exemplo a conteúdos que carregam os princípios da sustentabilidade para as crianças a partir de conversas, vivências e livros, que oferecem uma linguagem lúdica e acessível, faz com que os ensinamentos passados sejam melhor compreendidos e absorvidos.

Confira abaixo 4 dicas para introduzir o assunto com os pequenos:

1 – Converse sobre temas importantes

As crianças são inteligentes, curiosas e estão preparadas para ouvir sobre assuntos importantes. Conversas sobre a origem dos alimentos, conservação do meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e história dos povos originários devem ser assuntos tratados frequentemente com os pequenos.

2 – Leia livros que abordem a temática da sustentabilidade

A leitura de livros infantis é um grande auxílio para passar valores essenciais para as crianças de forma lúdica e divertida. A Loja Leiturinha possui diversos títulos que tratam sobre a importância da sustentabilidade, dos animais e sobre histórias dos povos originários disponíveis para venda na Leiturinha e fazem parte da Best Friday, que dura até o dia 28 de novembro. Confira abaixo alguns destaques:

Leitores de 0 a 4 anos:

Resgate do Planeta “: Este é um livro que explica, de maneira sutil, temas como uso consciente dos recursos, reciclagem e hábitos sustentáveis que podemos executar no dia a dia.

Resgate Animal “: Ao virar as páginas do livro, os pequenos podem ver os animais presos tornando-se livres, os que sofriam maus tratos ou abandono, voltando para o lar e o colinho acolhedor! Através dessa brincadeira literária, é possível ensinar sobre o cuidado e a responsabilidade que todos temos para com os animais.

Leitores de 5 a 8 anos:

Eu compro “: “Há coisas que nenhum dinheiro pode comprar”. Este é um conselho passado de geração em geração. Por isso Tadeu, protagonista do livro, veio ensinar aos pequenos sobre o consumo consciente, já que, às vezes, coisa demais só atrapalha.

Vanivani o Dono das Araras Vermelhas “: Este reconto indígena de origem Kamayurá, possui em sua narrativa elementos naturais para explicar a origem das araras vermelhas, usando para isso, elementos como o sol, a lua, o corpo, enfim, tudo que nos cerca em meio à natureza. Ele é um convite a enxergar o mundo por meio de outras perspectivas, a partir de outros referenciais, estimulando a percepção cultural de crianças e adultos.

Em Perigo de Extinção “: O livro apresenta a história real de sofrimento de animais em extinção. A que se deve a extinção das espécies animais? O que poderia ser feito hoje, pelos governantes, para amenizar os danos da degradação ambiental? Por fim, o que poderia ser feito por cada um de nós, no dia a dia, para contribuir com o meio ambiente?

Leitores de 9 a 12 anos:

O Dia em que Felipe Sumiu” : Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira.

3 – Seja o exemplo

Apenas conversar não é o suficiente. As crianças prestam atenção no que os adultos ensinam, mas os conselhos devem estar em sintonia com as ações dos pais e demais adultos ao seu redor. É muito provável que se um parente ensina um valor como sustentabilidade, mas não tenha ações condizentes com o que foi passado para a criança, ela se apegue mais às atitudes, reproduzindo-as, do que lições que foram passadas apenas de forma teórica.

4 – Estimule o contato com os temas passados

Leve a criança para a natureza, para que ela entenda melhor porque é importante ter atitudes sustentáveis. Faça com que ela aprenda a reciclar desde pequena, assim terá esse hábito quando crescer. Faça com que ela tenha contato com os animais, para aprender a admirá-los e respeitá-los desde pequenos. Ensine sobre principais os povos originários do Brasil e suas diferenças culturais.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *