Por Brunna Farizel, vice-presidente e sócia-fundadora na Splash Bebidas Urbanas
Abrir o seu próprio negócio é uma tarefa complicada, mas não impossível. Muitas vezes temos aquela ideia genial, mas só ela não basta. É preciso seguir alguns passos e planejar muito para fazer dar certo. Existem muitos percalços, mas a grande guinada em nossa vida, na realização dos nossos sonhos, não acontece por acaso, somos nós que provocamos e perseguimos ela dia após dia, não é mesmo?
Se você tem o sonho de empreender, é preciso, primeiramente, entender que o mundo empresarial é desafiador, mas também muito recompensador. Vale a pena correr atrás e tirar o seu sonho do papel. Separei algumas dicas para quem deseja começar e não sabe como! São elas:
1 – Estude bem o mercado e o negócio que pretende atuar. Preparação e planejamento podem fazer a diferença durante toda a sua jornada empreendedora.
2 – Encontre um diferencial para se posicionar frente aos seus concorrentes. Uma apresentação bem-feita do seu produto e depoimentos de clientes, por exemplo, ajudam a gerar credibilidade.
3 – Tenha uma comunicação clara com seu público. Muitas vezes, o simples é o que desperta o grande encantamento. E, comunique-se todos os dias! Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.
4 – Esteja atenta aos detalhes. Uma embalagem bonita, um cheirinho especial, um mimo junto ao seu produto ou serviço, são capazes de despertar sensações e fidelizar qualquer cliente.
5 – Faça uma boa gestão financeira. Tente não misturar o dinheiro da casa com o do negócio. Conheça seus números, o quanto entra e o quanto sai. Dessa forma, poderá saber o momento certo de investir em melhorias ou então, de colocar o pé no freio.
6 – Faça o melhor que puder, nas condições que tiver. Não espere o momento perfeito, pois ele nunca chegará. Arrisque e entenda que o feito é melhor que o perfeito.
Informações: Assessoria de Imprensa.