Aventuras Maternas

Saiba como o uso de telas pode prejudicar o sono infantil

Seja pela televisão, ipad, computador ou smartphone, o fato é que as crianças, assim como os adultos, estão passando cada vez mais tempo em frente às telas. Não à toa, o Brasil lidera hoje o ranking de países com mais “tempo diário na internet”, com mais de 10 horas de uso. O dado foi divulgado por uma pesquisa da plataforma britânica Lenstore, em 2021 — feito durante a pandemia. Na contramão desse movimento em crescimento, são inúmeros os profissionais de saúde infantil e as evidências científicas que alertam sobre o impacto negativo do uso intenso e precoce de telas para as crianças.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças menores de 2 anos de idade não tenham qualquer acesso a telas ou eletrônicos, mas na prática a realidade é diferente. Para a médica com especialização em Pediatria e Estudos do Sono Ana Jannuzzi, o excesso de telas também pode ser prejudicial ao sono dos pequenos.

“Existem estudos que trazem estatísticas alarmantes sobre o uso excessivo de telas na infância, com cerca de 70% das crianças, com idade entre 0 e 2 anos, à frente de algum dispositivo. Um dos grandes motivos para não expor as crianças a isso é o impacto que essas telas têm no sono. Sabemos que o sono infantil é um dos quesitos mais preocupantes para as famílias. Contudo, muitas não conseguem identificar que as são grandes possíveis vilãs para as noites interrompidas”, explica Jannuzzi, mãe de duas pequenas de 1 e 3 anos de idade e famosa nas redes sociais por abordar assuntos sobre saúde materno infantil e sono.

Segundo a especialista, o fator mais determinante para interferência dos dispositivos no sono das crianças são as luzes brancas e azuis presentes nas suas telas, que atrapalham a produção da melatonina. Esse hormônico é um dos principais responsáveis por regular o sono e é produzido em maior quantidade a noite, quando o sol baixa. “Estudos indicam que o uso de telas também acelera a degradação e a quantidade de melatonina no organismo das crianças. A falta de controle dos pais sobre a exposição das crianças as telas é fator que pode desencadear despertares noturnos, pesadelos e terror noturno nas crianças. Isso porque, como elas não sabem distinguir esses conteúdos, podem interpretar com angustiantes e violentos”, acrescenta Jannuzzi.

Mas a médica especializada em pediatria esclarece que não é preciso suspender totalmente as telas da rotina das crianças, mas sim usá-las com moderação e equilíbrio. “Não podemos ser radicais em um mundo cercado por telas. Podemos ter estratégias práticas para limitar o uso dos aparelhos, ou seja, fazer um uso consciente das telas, em especial para não prejudicar o sono das crianças”, comenta Jannuzzi. Para ajudar nessa tarefa, a médica com especialização em Pediatria aponta algumas dicas que podem ajudar os pais no uso consciente da tela com os filhos:

  1. Fique de olho nos horários e no tempo de uso:
    “Se for necessário usar telas, dê preferência ao horário da manhã e, sempre que possível, longe do sono noturno. Também estabeleça um limite de uso para não deixar a criança tempo demais à frente de um dispositivo. Na hora de dormir, tolerância zero. Nesse período, também seria importante ficar atento a exposição indireta a telas de adultos, como ter a criança em um ambiente com a TV ligada”, explica Ana Jannuzzi.
  2. Saia de casa após o uso prolongado de telas:
    “Sempre que possível, saia de casa ou fique perto do áreas (parquinhos e pracinhas) após o uso prolongado de telas com as crianças. Isso diminui as chances dos pequenos ficarem irritados”.
  3. Fique de olho no conteúdo:
    “Sempre escolha o conteúdo para as crianças. Nunca permita que ela tenha livre acesso ao controle para escolher seus próprios canais. Estudos mostram que 8% das famílias não têm qualquer controle sobre o conteúdo que as crianças assistem. Essa estatística também expõe que crianças com 2 anos ou mais já assistem conteúdos violentos. Dê preferência a desenhos mais calmos, com menos transição entre imagens e com o som mais baixo. Evite os muito acelerados e a troca constante de conteúdo quando a criança estiver entediada, porque isso impacta demais no seu sistema de recompensa e faz com que ela fique cada vez mais insatisfeita. E nada de redes sociais para as crianças. As mídias podem ser extremamente prejudiciais para a formação do imaginário infantil. Em especial por conta da hiper sexualização e referências inadequadas”, alerta Jannuzzi.
  4. Invista na contação de histórias:
    “Conte histórias o seu pequeno e depois grave, assim você terá um acervo de áudio-histórias para a criança ouvir nos momentos em que ela quer usar eletrônicos. Isso estimula a criatividade sem dar tanta informação como as telas. Também podem ser usados os audiolivros”, orienta a médica especializada pediatria.
  5. Não se culpe:
    “Não se culpe como mãe ou pai, caso precisa estender um pouco o uso das telas em m determinado dia ou perder o controle por algum motivo especial. O importante é ter a consciência de que estão fazendo o melhor possível para evitar a exposição a telas”, consola Ana Jannuzzi, especialista em sono infantil.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *