A Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, lançou o projeto piloto “Viagens Corporativas”, uma iniciativa pioneira que tem como foco implementar estratégias de impacto na prevenção a exploração sexual de crianças e adolescentes em toda a cadeia de serviços das viagens corporativas, alinhadas com a cultura e os princípios de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, em inglês).
O projeto piloto é financiado pela Carlson Family Foundation e conta com a parceria de 4 empresas da cadeia de viagens: Atlantica, CWT Brasil, Gerdau e Movida, que estão implantando as metodologias em suas organizações.
O lançamento aconteceu no aniversário do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, em um evento virtual no canal do YouTube da Childhood Brasil O encontro contou com um depoimento da Rainha Silvia da Suécia, fundadora da Childhood Brasil e a participação de lideranças das empresas pioneiras. Também foi lançada a campanha “Vai Viajar? Ligue o Radar” para alertar sobre a importância de ficar atento a situações suspeitas e de denunciar, caso presencie alguma situação de exploração sexual de crianças e adolescentes. Estima-se que apenas 7% do total seja de fato denunciado às autoridades.
Alinhado às diretrizes globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre suas metas 5.2, 8.7 e 16.2, visa erradicar todas as formas de violência, exploração sexual, abuso, tortura e tráfico contra crianças e adolescentes, o propósito da iniciativa é ratificar o compromisso do setor privado de comunicar e promover a educação continuada dos colaboradores, fornecedores e clientes das viagens corporativas para que todos os envolvidos na cadeia de serviços das viagens saibam como proteger e denunciar casos de exploração sexual contra meninas e meninos, assim como, orientar sobre outros temas relacionados à proteção da infância.
“Reconhecemos por meio de estudos globais que as viagens realizadas a trabalho, chamadas de turismo de negócios, configuram um setor extremamente vulnerável à exploração sexual de crianças e adolescentes e, entendemos que, o setor privado tem um papel fundamental de atuação na prevenção e enfrentamento desta grave violação dos direitos humanos. Com a estreita relação com o setor privado desde 2006, o Programa Na Mão Certa conseguiu identificar esta frente como mais uma oportunidade de apoiar as empresas a avançarem em suas políticas de direitos humanos e ESG”, ressalta Eva Dengler, gerente de programas e relações empresariais da Childhood Brasil.
Todas as ações do projeto estão sustentadas em uma visão de impacto positivo e transformação sustentável do ecossistema de viagens corporativas, permitindo que as empresas possam efetivamente tornar a proteção de crianças e adolescentes um valor inegociável para o seu negócio e contribuindo para uma sociedade em que crianças e adolescentes cresçam livres de violências e tenham seu desenvolvimento garantido.
A partir de 2023, esta nova frente de atuação vai ampliar as soluções oferecidas às empresas participantes do Programa Na Mão Certa e abrir um canal de relacionamento com as empresas que atuam na cadeia de serviços de viagens corporativas.
Lançado em 2006, o Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor para proteger as crianças da exploração sexual nas estradas brasileiras. Inicialmente, as estratégias estiveram concentradas no engajamento e comunicação aos caminhoneiros para garantir uma conduta de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção, em especial em pontos vulneráveis à exploração sexual ao longo de sua rota de viagem. Desde 2015, o Programa vem qualificando a atuação das empresas participantes posicionando a proteção de crianças e adolescentes contra exploração sexual como um valor inegociável na gestão do negócio e se tornou referência como compromisso público voluntário que promove ações de responsabilidade social e sustentabilidade hoje totalmente alinhadas com o movimento ESG.
Informações: Assessoria de Imprensa.