Aventuras Maternas

Documentário Educação Presente para o Futuro emociona ao refletir sobre o papel da tecnologia nas escolas

Como as escolas podem preparar as crianças e adolescentes para os desafios do futuro em um mundo cada vez mais conectado e globalizado? Como a educação formal deve se atualizar diante de tantos avanços tecnológicos? A partir dessas perguntas, a documentarista e especialista em inovação Patricia Travassos, dirige o filme EDUCAÇÃO PRESENTE PARA O FUTURO. A produção, assinada pela Prosa Press, já tem exibição marcada para outubro no Canal Futura, e em seguida, entra para o catálogo da Globoplay.

“Vamos colocar os pingos nos Is e a tecnologia no seu devido lugar: a serviço dos estudantes. Nunca o contrário. Para que não se tornem reféns de dispositivos eletrônicos, eles precisam ser ensinados desde cedo não só a lidar com essas novas ferramentas, como a tirar o melhor proveito delas para ganhar potência”, afirma a diretora do documentário que será lançado no dia 26 de setembro, em sessão especial no Itaú Cultural, em São Paulo.

Diferente das gerações passadas, os jovens de hoje estão conectados com o mundo todo, e o compartilhamento de informações não está mais restrito aos colegas de sala. “Estamos vivendo um momento desafiador de colocar em prática o Novo Ensino Médio brasileiro e o filme reflete sobre uma grande oportunidade para as escolas se transformarem para melhorar a qualidade do aprendizado, engajar os alunos e, consequentemente, reduzir a evasão escolar”, avalia a consultora técnica da produção, Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, que atua na formação de professores em tecnologia, em todo o Brasil.

Para Patricia Travassos, “além de formarem um repertório gigante de referências, os estudantes hiperconectados são muito estimulados a se engajarem em causas coletivas. E aí, quando atitudes positivas se encontram com a tecnologia, a mágica acontece e os resultados são potentes.”

O filme EDUCAÇÃO PRESENTE PARA O FUTURO conquista o espectador numa narrativa conduzida por seis jovens ativistas que foram reunidos no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para pensarem juntos sobre o futuro da educação. De 15 a 21 anos, eles foram selecionados pela atuação deles em causas ambientais, de diversidade e de inclusão na educação. Além deles, o documentário reúne também alguns projetos premiados criados em escolas públicas e particulares de norte a sul do país que adotaram metodologias ativas ligadas à tecnologia, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem – tais como gamificação, sala de aula invertida, aprendizado baseado em problemas, educação midiática e empreendedora, entre outras.
“Tínhamos uma grande preocupação de tornar a mensagem do filme capaz de dialogar com escolas nas mais diferentes realidades e geografias. Não nos interessava conversar apenas com escolas que tivessem recursos para investir em super laboratórios maker ou de informática. Recursos são muito bem-vindos, mas o mais importante vem antes disso: a conexão da sala de aula com a realidade do entorno que afeta a qualidade de vida dos alunos e os engaja ao conhecimento em busca de soluções para problemas reais”, conta Patricia.

Nesse sentido, vale destacar a história gravada num povoado, no interior do Maranhão, que mostra a atitude de Erica. Uma menina que decidiu criar uma escola e assumiu o papel de professora para que seus vizinhos não ficassem sem aprender durante a pandemia. Com o uso das redes sociais, ela conquistou apoio financeiro e concretizou o projeto que começou como uma brincadeira de criança.

Os exemplos selecionados para o filme são comoventes, capazes de atrair um público muito além do técnico, com uma linguagem acessível e muita sensibilidade. “A gente pretende que o doc sirva de ferramenta para profissionais de educação junto aos alunos, mas que ele possa gerar discussões saudáveis na mesa de jantar das famílias que se preocupam em acompanhar e melhorar a educação dos filhos”.

SINOPSE:
Ao investigar o impacto da tecnologia na educação, o documentário “Educação presente para o futuro”, dirigido por Patricia Travassos, mostra que a verdadeira conexão, capaz de reduzir a evasão de alunos e aumentar o prazer no aprendizado, se dá entre a sala de aula e os desafios do seu entorno, qualquer que seja a realidade onde a escola está inserida. As instituições de ensino não podem ser uma “redoma” que protege o aluno dos problemas reais que afetam a qualidade de vida dele, da família e de sua comunidade. Convidado a buscar conhecimento para criar soluções, o estudante se engaja, aprende a questionar e se torna um sujeito ativo, protagonista do próprio aprendizado. E, mais do que isso, ele passa a acreditar que pode fazer a diferença. Com exemplos de norte a sul do país, o filme mostra que a tecnologia nas escolas está a serviço dessa atitude, potencializa o ativismo e a capacidade de transformar o presente num futuro mais diverso, mais responsável e mais justo.

Ficha técnica:
Produção executiva: Clovis Travassos
Direção: Patricia Travassos
Assistente de direção: Denise Vieira Pinto
Consultora técnica: Luciana Maria Allan
Pesquisa: Stela Grisotti
Pré-roteiro: Mauro Gracco
Produção: Lyanne Kosaka / Txai Rodrigues
Direção de fotografia: Leo Rudá
Fotografia adicional e Imagens aéreas: José Gomes
Assistente de Câmera / Operador de Áudio: Daniel Vallota
Montagem e Edição: Vitor Lopes
Trilha sonora original: André Mehmari
Mixagem: Eduardo Lehr
Arte: José Sampaio
Pós produção: Rodrigo Dadona
Pesquisa de direitos autorais: Marco Paraná
Colorista: André Riolo

Informações: Assessoria de Imprensa.

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Priscila Correia

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