Elas podem parecer apenas momentos triviais de diversão, mas abrem portas para conhecer e explorar o mundo. Durante os primeiros anos de vida, as brincadeiras desenvolvem a linguagem, a imaginação, a criatividade, as habilidades corporais e intelectuais e são essenciais para fortalecer o vínculo entre as crianças e seus cuidadores. Nesse período, o processo de formação de sinapses cerebrais é rápido e intenso e o brincar é um dos estímulos fundamentais para a aprendizagem. Entretanto, nem sempre é possível conciliar os compromissos da vida moderna com momentos de lazer em família. Com a aproximação do carnaval, há mais tempo para entreter os pequenos com atividades lúdicas e criar memórias inesquecíveis que farão toda diferença ao longo da vida das crianças.
O clima festivo do período é ideal para se dedicar a momentos lúdicos com os filhos, estreitando laços afetivos e ensinando valores, limites e responsabilidades. A influência dos pais garante proteção e estímulo para as crianças e proporciona vivências marcantes, já que seus cuidadores são suas principais referências.
Tecnologias modernas e tradicionais
Para incentivar essas trocas e seus benefícios para o desenvolvimento infantil, o ChildFund Brasil concebeu o projeto Brinca e Aprende Comigo, que atende crianças que residem no Ceará e em Minas Gerais desde o início de 2022. O projeto conta com o apoio da The LEGO Foundation e promove ações para fortalecer a parentalidade lúdica, que considera o brincar como linguagem essencial da criança, em 37 municípios por meio de 12 organizações sociais parceiras do ChildFund Brasil.
“Acreditamos que o brincar possui um valor inestimável para o desenvolvimento e a socialização das crianças e desejamos expandir o projeto para várias partes do país. Utilizamos ferramentas tecnológicas e tradicionais, como podcasts e rádios comunitárias, para mostrar como é importante estreitar os laços entre o universo infantil e o adulto. O formato ajuda a reter a atenção das comunidades participantes do projeto’’, explica Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.
O ChildFund realizou formações para as organizações sociais parceiras para que elas disseminem os conteúdos por meio de tecnologias modernas e tradicionais e envolvam pais, mães e outros cuidadores de territórios em situação de vulnerabilidade em práticas parentais lúdicas, além de conduzir ações de conscientização sobre a Covid-19 com foco na autoproteção.
O Brinca e Aprende Comigo abrange seis países (Brasil, Etiópia, Guatemala, Honduras, México e Uganda) e é inspirado em outro projeto da organização: Atitudes parentais lúdicas em domicílios na Guatemala apesar do Covid-19. A ONG também adaptou e transferiu conhecimentos e estratégias dos programas Venha brincar comigo e Brincando e aprendendo em casa em comunidades vulneráveis, que estão em andamento na Guatemala e no México, respectivamente. O Brinca e Aprende Comigo já impactou 12,5 mil crianças de zero a oito anos e mais de 6200 mães, pais e outros cuidadores no Brasil.
Atividades recreativas no Ceará
Quatro organizações parceiras do ChildFund Brasil preparam uma programação especial para que crianças e suas famílias tenham um carnaval brincante. No Ceará, a Associação das Famílias do Pecém (ASFAP) fará o “Bailinho da Guiomar”, realizado pela creche de Pecém no dia 16 de fevereiro, das 7h às 10h e das 13h às 16h. O evento incentiva as crianças a irem fantasiadas e levarem confete e serpentina. A ASFAP irá fornecer pipoca, algodão doce e kits para 200 crianças lerem e brincarem em família.
Já a Associação Unidos Para o Progresso (AUPP) fará o 1º carnaval da Casinha de Cultura: Brinca e Aprende Comigo no dia 17 de fevereiro às 16h30, em frente ao ônibus literário da AUPP. O objetivo do movimento é preservar a memória da manifestação cultural do carnaval, dialogando entre as gerações e intensificando a importância do brincar e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Estão previstas atividades com a musicalidade das marchinhas de carnaval, spots sobre proteção e cuidados com abuso infantil e uso de adereços e os seguintes cordões: Cordão do Brinca e Aprende Comigo – Primeira Infância; Cordão da Casinha – Segunda Infância, Cordão do G. UNI/ REJUDES – Jovens e cordões de demais grupos da comunidade sendo: Pastoral da criança, Escola João Luís, XV de junho, AJOME (Associação Jovens e Moradores), grupo de idosos e quem mais desejar.
Os cordões terão estandartes e cartazes para despertar atenção para os cuidados, proteção e defesa das crianças e adolescentes, assim como para ações de projetos e metodologias da AUPP. O espaço também terá grupos focais incentivando a alegria, a brincadeira de rua e sons como ganzá, chocalhos, flautas e tambores de latas.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, o Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida (GCRIVA) preparou atividades para dois públicos. No dia 17 de fevereiro, a organização fará uma animação cultural com atividades que priorizem a cultura nacional, com brincadeiras, músicas culturais em paródia, karaokê e festa à fantasia. A animação contará com a presença de crianças de dois a cinco anos e de educadores e será realizada na sede da GCRIVA, no município de Vespasiano. A organização também promoverá as mesmas atividades para as crianças da Casinha de Cultura no mesmo local.
Já a Associação Municipal de Assistência Infantil (AMAI) proporcionará momentos recreativos para crianças de 0 a oito anos e pais no dia 16 de fevereiro na sede do município de Francisco Badaró. O espaço contará com brinquedos como tobogã, piscina de bolinhas, touro mecânico, cama elástica e também atividades de desenhos e pintura. Os participantes também poderão desfrutar de lanches, máquina de algodão doce e outras guloseimas.
Parentalidade lúdica
O conceito de parentalidade é estudado desde a década de 1960 e está relacionado a ações educativas, técnicas e métodos executados pelos adultos (pai, mãe, parentes e outros cuidadores e cuidadoras) para a socialização das crianças nos aspectos de desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Na parentalidade lúdica, os cuidadores mediam as interações das crianças com o mundo, propondo relações baseadas no vínculo afetivo, respeito e aprendizado mútuo, sempre respeitando o brincar, o desenvolvimento integral e a construção de relações sensíveis, que considerem todas as existências. Durante o brincar, cuidadoras e cuidadores podem aprender o que as crianças sabem, como se sentem e como reagem diante de determinadas situações. Não é necessário que as atividades recreativas sejam feitas com brinquedos, basta que os cuidadores demonstrem um interesse genuíno em estar ali e encorajem as crianças a usar a imaginação e a entrar no universo do faz de conta. “Quando os cuidadores se dedicam às brincadeiras com as crianças, eles mostram companheirismo, afeto e transmitem segurança para os filhos. Esta troca impacta todos os envolvidos e ajuda a estabelecer um relacionamento saudável ao longo da vida’’
Informações: Assessoria de Imprensa.