O consumo de forma sustentável virou tendência e o mercado de itens usados – que também pode ser chamado de second-hand ou resale (revenda) – cresceu rapidamente nos últimos anos apresentando um novo life style. Segundo dados do SEBRAE de 2021, entre 2010 e 2015, o crescimento dos brechós e da venda de roupas usadas chegou em 210%.
A poluição gerada pela indústria da moda é uma das maiores preocupações ambientais, devido à quantidade de resíduos produzidos. As roupas de segunda mão emitem até 82% menos carbono, por isso, itens de moda circular estão mais presentes no dia a dia dos consumidores.
Apostando nessa nova tendência, a Arena Baby, rede de franquias de brechó e outlet infantil, inaugurou sua primeira loja em 2015 em Santo André – SP. Idealizada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenório o modelo de negócio teve inspiração nas famosas Garage Sales americanas e hoje a rede conta com 46 lojas.
“Sabemos que as crianças crescem rápidos e o guarda roupa não acompanha esse ritmo. Muitas vezes essas peças são praticamente novas, ideais para o conceito de moda circular” relata Giovanna
O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam produtos que não sejam mais utilizados por seus filhos ou parentes e gerando créditos ou recebendo em dinheiro, para compra de outros produtos novos ou seminovos da loja.
As seleções das peças passam por rigorosa analise, são verificados manchas, higiene e avarias, garantindo a qualidade dos itens. Após avaliação, se aceitos, geram créditos que podem ser trocados por dinheiro ou por produtos na própria loja.
“Nossa preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade é constante, além da moda circular, praticamos o consumo consciente em cada detalhe, em nossas lojas utilizamos tags recicláveis na identificação dos produtos, conclui Giovanna Domiciano.
A Arena Baby traz no seu modelo de negócio os pilares da sustentabilidade: bom para quem compra, bom para quem vende e bom para o meio ambiente!
Informações: Assessoria de Imprensa.