Aventuras Maternas

Vacina HPV nonavalente chega para reduzir o risco de câncer de colo de útero entre mulheres 

A nova vacina HPV nonavalente chegou na Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, para trazer ainda mais proteção para homens e mulheres. O imunizante protege contra os sorotipos 6, 11, 16 e 18, presentes na vacina já comercializada, e imuniza também contra cinco outros sorotipos – 31, 33, 45, 52 e 58. A novidade vai acrescentar ainda mais proteção contra uma série de tipos de câncer de colo de útero, já que entre 95% e 99% deles estão relacionados ao papilomavírus humano, o HPV. “A nonavalente oferece uma proteção maior contra o câncer de colo uterino. Enquanto a vacina comum (quadrivalente) a pessoa se protege contra 70% dos vírus envolvidos no câncer de colo uterino, com a nonavalente, ela estará protegida contra 90% deles”, esclarece a Alberto Chebabo, infectologista de Sérgio Franco, que faz parte da Dasa. 

Adultos que não tenham tomado a vacina podem se imunizar mesmo que já tenham tido uma infecção por HPV, afinal, ainda estão suscetíveis a tipos diferentes daquele que contraíram. Já quem tomou a vacina quadrivalente, pode completar o esquema e aguardar 12 meses da última dose para poder iniciar o esquema com a HPV 9, que também deve ser completo, com o número de doses referentes a cada idade. Outra possibilidade é migrar do esquema da HPV quadrivalente para o da HPV nonavalente na época em que a próxima dose de vacina estava programada, e nessa data iniciar o esquema completo da HPV nonavalente. 

A pessoa que completa o esquema vacinal contra o HPV com a vacina nonavalente, está protegida contra verrugas genitais, que são causadas pelos sorotipos 6 e 11, como também contra câncer de colo uterino, de pênis e de ânus, causados pelos sorotipos 16, 18, 31, 33, 42, 52 e 58.  Considerado o terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres, a estimativa é que para o ano de 2023 serão diagnosticados no Brasil 17.010 casos novos de câncer de colo de útero, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do HPV, conhecidos como “tipos oncogênicos”.  

De fácil contágio, o HPV pode ser transmitido não somente pela atividade sexual sem preservativo, mas também pela manipulação dos órgãos sexuais e de outras partes do corpo contaminadas. Geralmente, o tempo de permanência do HPV depende da imunidade de cada pessoa. De acordo com Chebabo, a maioria dos casos de infecção pelo HPV não vai levar ao câncer, por mais que o vírus seja precursor da doença. Por outro lado, é importante considerar que os tipos 16 e 18 de HPV são apontados como responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero detectados em todo o mundo, além de também serem indicadores de alterações no trato anogenital, (exemplo: câncer anal – 2 a 4%). A inclusão de mais 5 tipos na vacina nonavalente amplia o alcance da proteção para 90% dos tipos de HPV considerados oncogênicos. 

“A vacinação e o acompanhamento médico são fundamentais, seja na infância, adolescência ou durante a fase adulta. E é importante que a vacinação ocorra de preferência antes da atividade sexual, mas em todas as fases têm indicação e benefícios”, explica o especialista.  

Por esses motivos, quanto mais cedo a pessoa tomar a vacina, maior a chance de ela se proteger contra todos os sorotipos presentes no imunizante. Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, por exemplo, respondem adequadamente somente a duas doses de vacina com 6 meses de intervalo. Já quem não tomou a vacina até os 15 anos de idade, precisa tomar três doses entre 15 e 45 anos de idade– a segunda dose com um ou dois meses de intervalo da primeira, e a terceira dose com 6 meses de intervalo da primeira. É importante lembrar que a vacina quadrivalente para HPV está disponível também no Sistema Único de Saúde, mas está restrita para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Homens e mulheres com condições de imunossupressão como pessoas que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos podem também se vacinar no SUS entre 9 e 45 anos. A vacina HPV9 está disponível nas marcas Sergio Franco, Lâmina e Bronstein, pertencentes a Dasa, no Rio de Janeiro. Além disso, também é possível se vacinar via atendimento móvel “Saúde Até Você”, que vai até o local de preferência do paciente. Para atendimento nas unidades, não é necessário agendar, mas se preferir, poderá ser realizado via aplicativo Nav, assistente de saúde digital da Dasa, disponível para download gratuito nas principais lojas digitais. 

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *