Aventuras Maternas

Férias + Arraiá em casa: seis brincadeiras lúdicas para entreter os pequenos

Com a proximidade das férias de julho, período de recesso de creches e escolas, muitos pais e cuidadores começam, desde já, a organizar um cronograma de atividades a fim de entreter os pequenos. E para evitar que a criançada fique muito tempo em frente às telas, sejam elas de smartphones ou TV, a especialista em recreação e educação infantil Ana Oliveira, à frente da papelaria infantil PaperMall, localizada no Rio de Janeiro, ensina seis brincadeiras para resgatar o lúdico através de atividades DIY (do yourself).

“As atividades permitem que a criança explore a criatividade, desenvolva habilidades manuais, tenha firmeza e destreza para escrita, pintura e recorte e cole. Além disso, proporciona que elas aprendam mais sobre a cultura e tradições, como por exemplo, as Festas Juninas”, comenta Ana Oliveira. Com itens simples encontrados facilmente em qualquer papelaria voltada para o público infantil, como papel colorido, lápis de cor e giz de cera, tesoura sem ponta e cola, crianças de 4 a 12 anos podem produzir suas próprias brincadeiras para as férias de julho. Veja seis opções:

1) Convites de Festa Junina:
Peça para a criança criar convites personalizados para uma festa junina fictícia, ou para a festa junina familiar. Ela pode usar cartão de papel colorido, canetas, lápis de cor e adesivos para criar convites temáticos, incluindo informações como data, horário e local.

2) Bandeirinhas temáticas:
Forneça papel colorido, tesouras e cola. Instrua a criança a cortar tiras de papel e colar em forma de triângulos para criar bandeirinhas. Em seguida, eles podem decorar as bandeirinhas com canetas e lápis de cor, desenhando símbolos juninos, como fogueira, balão, espiga de milho, entre outros.

3) Quermesse de palavras:
Prepare uma lista de palavras relacionadas à festa junina e escreva-as em pedaços de papel separados. Dê esses papéis à criança juntamente com canetas coloridas. Ela deve criar um estande de “quermesse de palavras”, onde deve pescar um papel e escrever uma frase usando a palavra sorteada.

4) Retrato de caipira:
Forneça papel sulfite e lápis de cor. Instrua a criança a desenhar retratos de si mesma ou de seus colegas como caipiras, com roupas típicas e acessórios juninos. Ela pode usar a criatividade para desenhar chapéus de palha, trancinhas, pintinhas no rosto e outras características tradicionais.

5) Barraquinha de comida típica:
Peça para a criança que crie uma barraquinha de comida típica de festa junina. Ela pode desenhar e recortar o formato da barraquinha em papel cartão, utilizando canetas coloridas para decorar. Em seguida, pode criar pequenos cartões com imagens ou nomes de comidas juninas e colar na barraquinha.

6) Quadrilha de papel:
Divida as crianças em grupos e peça para criarem personagens para uma quadrilha junina usando papel. Eles podem criar bonecos e bonecas recortando e decorando papéis coloridos, incluindo roupas e acessórios típicos. Em seguida, os grupos podem encenar uma pequena apresentação da quadrilha utilizando seus personagens de papel.

E para quem prefere facilidade na hora do brincar, a PaperMall também acaba de lançar um e-book com um kit pedagógico e temático de festa junina. Nele, além de ideias e do passo-a-passo de brincadeiras lúdicas e DIY (do yourself), também são disponibilizados todos os itens de papelaria necessários para a produção da atividade. Para adquirir o kit, basta entrar em contato com a papelaria infantil através do telefone (21) 2143-1661.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *