Aventuras Maternas

Como falar sobre mudanças climáticas com crianças?

Conversar usando exemplos do dia a dia pode ser a melhor forma de incluir as crianças no assunto. Crédito:Alteredsnaps em Pexels
De acordo com uma análise da Organização Meteorológica Mundial (OMM), organização ligada à ONU, 2023 será o ano mais quente da história. O aquecimento global será de 1,4°C acima dos níveis pré-industriais, o que favorece eventos climáticos extremos e mudanças nos padrões de temperatura em diferentes regiões do mundo.

Diante desse cenário, é provável que as crianças e adolescentes já estejam falando sobre isso ou fazendo perguntas, pois o assunto está cada vez mais comum e presente. Para o professor de Biologia Rafael Lopes Rothert, do Colégio Marista Santa Maria, o assunto pode e deve ser tratado com crianças. “É necessário abordar o tema de forma acessível e construtiva, visando sensibilizar as futuras gerações sobre a crise climática que enfrentamos. São essas gerações que sentirão as consequências e por isso devem estar informadas”, pondera.

Ao abordar as mudanças climáticas de maneira educativa, podemos capacitar as crianças a se tornarem defensoras ativas do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente, conclui.

Confira dicas para falar sobre mudanças climáticas:

  1. Inicie com simplicidade:
    Ao introduzir o assunto, comece com uma linguagem simples e adaptada à idade da criança. Utilize analogias compreensíveis para explicar conceitos como poluição, reciclagem e conservação.
  2. Conecte com experiências pessoais:
    Relacione as mudanças climáticas a experiências do cotidiano da criança. Por exemplo, ao explicar a importância da economia de água e reciclagem de lixo, destaque como isso impacta diretamente o meio ambiente e a vida de plantas e animais.
  3. Estimule a observação e curiosidade:
    Incentive a observação do ambiente ao redor. Faça passeios ao ar livre e promova conversas sobre as alterações que podem ser notadas na natureza, como mudanças nas estações ou comportamentos de animais.
  4. Envolva em atividades práticas:
    Ações práticas, como plantar árvores, compostagem e participação em projetos de sustentabilidade, proporcionam uma compreensão tangível dos esforços para enfrentar a crise climática.
  5. Destaque heróis ambientais:
    Apresente histórias e figuras inspiradoras que estejam fazendo a diferença na preservação do meio ambiente. Isso pode incluir cientistas, ativistas ou até mesmo ações comunitárias.
  6. Seja positivo e empoderador:
    Evite sobrecarregar as crianças com um discurso negativo. Em vez disso, destaque a importância de pequenas ações diárias, mostrando como cada um pode contribuir para a saúde do planeta.
  7. Encoraje a expressão e perguntas:
    Crie um ambiente aberto para que as crianças expressem seus sentimentos e façam perguntas. Incentive a curiosidade e forneça informações confiáveis quando necessário.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *