De acordo com Fabiano de Abreu Agrela, pós-doutor em Neurociências, especialista em comportamento humano e inteligência, presidente da sociedade de alto QI ISI Society e diretor do projeto RG-TEA , as áreas de Broca e Wernicke, fundamentais para a A produção e compreensão da linguagem podem, em alguns casos, apresentar um desenvolvimento mais lento.
“Esse desequilíbrio no desenvolvimento cerebral é comum em indivíduos autistas, inclusive nos casos mais leves. A região frontal, por sua vez, muitas vezes se desenvolve mais rapidamente devido a fatores neuroquímicos, como a alta produção glutamatérgica, o que cria uma compensação parcial, ” explica o neurocientista.
Esse descompasso pode impactar não apenas a linguagem, mas também a motricidade fina, já que ambas estão interligadas. “A motricidade fina está diretamente relacionada às atividades como a escrita, que, além de desenvolver a cooperação motora, também reforça habilidades linguísticas. É uma via de mão dupla que precisa ser estimulada”, completa Fabiano.
Com base nesse contexto, foi elaborado pelo neurocientista um conjunto de atividades simples e práticas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento linguístico e motor. “As sugestões podem ser facilmente integradas na rotina escolar e são adaptáveis às necessidades de cada criança”, afirma o especialista.
Confira abaixo o passo a passo detalhado de Fabiano de Abreu:
Passo a Passo de Atividades para o Desenvolvimento da Linguagem
- Repetição Escrita e Oral
• Objetivo: Estimular a memorização e a produção oral e escrita de palavras.
• Como fazer:
o Escolha uma palavra por dia (ex.: “casa”).
o Peça que ele escreve a palavra 10 vezes em um papel grande, enquanto diz a palavra em voz alta.
o Depois de escrita, pergunte: “O que significa essa palavra?” e incentivo-o a criar uma frase usando-a.
• Sugestão: Comece com palavras simples e aumente gradualmente a complexidade.
- Jogos de Rima e Aliteração
• Objetivo: Trabalhar o reconhecimento de sons e a produção de palavras.
• Como fazer:
o Diga uma palavra simples (ex.: “sol”) e peça que ele diga outra que rime (ex.: “gol”).
o Após algumas rodadas, peça que ele criou uma frase curta com as palavras que rimam.
o Varie com palavras que começam com o mesmo som, como “bola” e “bicho”.
- Estímulo de Narração
• Objetivo: Desenvolver a organização do pensamento e do vocabulário.
• Como fazer:
o Mostre uma sequência de imagens simples ou um desenho animado curto.
o Peça que ele conte a história do que viu, incentivando o uso de frases completas.
o Pergunte detalhes sobre os personagens ou acontecimentos para estimular respostas mais complexas.
- Associação de Palavras com Desenhos
• Objetivo: Estimular a associação semântica e visual.
• Como fazer:
o Mostre imagens simples e peça que ele diga o nome do que está na figura.
o Depois, peça que ele desenhe o objeto e escreva seu nome abaixo.
- Cantar e Completar Canções
• Objetivo: Trabalhar ritmo, memória e linguagem.
• Como fazer:
o Escolha músicas infantis ou cantigas simples que ele goste.
o Comece a cantar uma frase e pare no meio, pedindo que ele complete.
o Exemplo: “Na palma da mão… [resposta: bate o tambor].”
- Trabalhar com Livros de Imagens
• Objetivo: enriquecer o vocabulário e estimular a descrição verbal.
• Como fazer:
o Apresente um livro com muitas imagens e sem texto.
o Peça que ele descreva o que vê, incentivando-o a detalhar (ex.: “Quem está na imagem? O que está apostando?”).
- Atividades Físicas Associadas à Linguagem
• Objetivo: Estimular a memória motora e a associação verbal.
• Como fazer:
o Crie um jogo onde cada ação tem um comando verbal associado.
o Exemplo: Ao dizer “pular”, ele deve pular, e depois repetir a palavra. Faça o mesmo com “correr”, “parar”, “girar” etc.
- Uso de Cartões com Palavras-Chave
• Objetivo: Reforçar a leitura, escrita e fala.
• Como fazer:
o Crie cartões com palavras e figuras correspondentes.
o Peça que ele leia em voz alta, escreva a palavra no caderno e depois diga uma frase que usa a palavra.
Dicas para Professora
- Reforço Positivo: Sempre elogie as conquistas, por menores que sejam, para aumentar a confiança dele em se manifestar.
- Ritmo Gradual: Mantenha as atividades desafiadoras, mas acessíveis, ajustando o nível de dificuldade conforme ele avança.
- Integração com a Turma: Algumas dessas atividades podem ser feitas em grupo, para que ele se sinta motivado e veja os colegas como modelos de linguagem. Essas estratégias, além de auxiliarem o desenvolvimento de habilidades específicas, proporcionam à criança um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e sonoro. “O acompanhamento individualizado aliado a estímulos consistentes é fundamental para promover avanços na linguagem e na progressão motora”, conclui Agrela.
Informações: Assessoria de Imprensa.