Aventuras Maternas

5 dicas para promover a formação de lideranças nas escolas

Líderes são indivíduos que têm a capacidade de influenciar, motivar e gerir equipes para o alcance de objetivos e metas. E, para desempenhar essa tarefa com responsabilidade e sucesso, eles possuem habilidades adquiridas ao longo da vida. Neste sentido, a educação socioemocional entra como um processo essencial para a formação de lideranças positivas e com as habilidades necessárias desde cedo.  

Por meio das vivências e das experiências práticas proporcionadas por programas de educação socioemocional, os estudantes são capacitados a construir e relacionar conceitos importantes para a compreensão de si mesmos e de seus relacionamentos. Ao trabalhar esse contexto, que atua na parte conceitual relativa a sentimentos, emoções e atitudes, são apresentadas atividades interativas e de introspecção, que estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, também chamadas de competências não cognitivas ou qualidades pessoais.  

“A educação socioemocional desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos de maneira não somente acadêmica, mas em sua integralidade como indivíduo, uma vez que os ajuda a se conhecerem melhor, entenderem suas emoções e utilizá-las de maneira construtiva”, afirma Fabiana Santana, assessora pedagógica do programa Líder em Mim. 

Ao participar ativamente de experiências e refletir sobre elas, os alunos têm a oportunidade de formular suas ideias, fazer conexões importantes e compartilhar seus pensamentos com os colegas.  

Trabalho colaborativo e desafios coletivos 

Liderança e trabalho em equipe são ações diretamente ligadas e, neste sentido, as escolas podem estimular o trabalho colaborativo entre os alunos por meio de atividades e jogos que promovam a interação e cooperação, segundo indica a assessora pedagógica. Um exemplo de prática pedagógica eficiente é o jogo “Contagem cooperativa”, onde os alunos devem contar coletivamente, sem uma ordem pré-estabelecida, exigindo atenção, respeito e parceria.  

Outra estratégia, destaca Fabiana, é agrupar alunos com diferentes características e habilidades para realizarem tarefas em conjunto, incentivando-os a aprender a lidar com as diferenças e aproveitar as diversas perspectivas. Além disso, é importante que os professores destaquem a importância do Aprendizado Colaborativo, onde todos os alunos têm um papel fundamental na realização das tarefas, em contraste com o simples trabalho em grupo. “Essas práticas ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades como foco, observação, comunicação eficaz e respeito mútuo, preparando-os para enfrentar desafios coletivos”, explica. 

Segundo ela, é essencial que as escolas cultivem valores como responsabilidade e integridade entre os estudantes por meio de diversas estratégias. Uma abordagem eficaz, neste contexto é incorporar esses valores no currículo e nas atividades diárias da sala de aula. “Os professores podem criar oportunidades para que os alunos pratiquem a tomada de decisões éticas, discutam dilemas morais e reflitam sobre suas próprias ações e escolhas. Além disso, a escola pode implementar programas de liderança estudantil que incentivem os alunos a assumirem responsabilidades dentro da comunidade escolar, como organizar eventos ou liderar projetos de serviço comunitário”, explica Fabiana.  

A assessora pedagógica do programa Líder em Mim destaca 5 práticas pedagógicas para desenvolver valores como integridade e responsabilidade, essenciais para líderes que fazem uma gestão positiva:  

1-Promover atividades de reflexão: Peça aos alunos que escrevam algo que podem fazer para aumentar a Integridade e a Intenção – exemplos para Integridade: evitar mentir, ser correto, honesto; exemplos para Intenção: contar os motivos pelos quais age de determinada maneira, agir pautado em princípios, excluir preconceitos. 

2-Discutir sobre impacto de ser íntegro a longo prazo: Solicite que os alunos descrevam o impacto a longo prazo de demonstrar Integridade e Intenção; conduza a conversa para que percebam que, ao serem íntegros e mostrarem intenções baseadas em princípios, passam a ser mais admirados e ganham credibilidade. 

3-Envolver a família no processo de construção de valores: Oriente os alunos a conversar com a família sobre seus valores familiares. 

4-Desenvolver habilidades de liderança: Oferecer oportunidades para os alunos liderarem projetos e atividades; incentivar a participação em equipes esportivas, escoteiros ou atividades comunitárias e criar funções de liderança específicas dentro da escola.  

5-Fortalecer o autoconhecimento: Ajudar os alunos a identificar seus pontos fortes e talentos; incentivar a criação de quadros de visão com aspirações futuras e promover entrevistas com familiares sobre talentos e habilidades. 

Informações: Assessoria de Imprensa.

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Priscila Correia

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