Aventuras Maternas

Desenhar pode ir além da diversão

image001Desenhar é uma arte que todos querem dominar em alguma fase da vida, mas poucos se dedicam, né? Eu sempre curti criar formas e colocar no papel coisas que eu gostava, mas nunca tive o dom até que acabei resumindo meus traços àqueles rabiscos que fazemos entre uma reunião e outra, sabem quais são? rs

Meu filho já é bem melhor do que eu, pois, pelo menos, é possível identificar bem a diferença entre uma raposa e um coelho que ele desenha em seu dia a dia. Mas acredito que só mesmo com muita vocação ou muito empenho para se tornar bom com lápis e papel na mão.

O desenhista e educador Daniel Azulay é famoso pela habilidade com os desenhos e bem conhecido entre os pais que foram crianças nos anos 90. Afinal, ele teve um programa de grande sucesso dos anos 80 “Oficina de Desenho de Daniel Azulay”, exibido na Bandeirantes. E a novidade é que existe uma forma mais fácil e acessível de seguir os ensinamentos do criador da Turma do Lambe Lambe. Com unidades em Ipanema, Largo do Machado, Niterói, Tijuca e Vila da Penha, a Oficina de Desenho de Daniel Azulay oferece, com matrículas abertas, curso de desenho em três modalidades, iniciante, intermediário e avançado.

O módulo iniciante é destinado a crianças a partir de 5 até 9 anos. O intermediário é dividido em duas etapas, em que uma aborda as teorias de iniciação a pintura em tela e a outra a construção de uma história em quadrinhos. O avançado cabe às crianças com idade a partir de 12 anos e trabalhar as diversas formas de linguagem visual do desenho artístico e da pintura em tela.

Aprender a desenhar é uma atividade, prazeirosa e relaxante, que contribui para o aumento da concentração, da criatividade e da autoestima, além de na melhorar a habilidade manual e a percepção visual. O aprendizado pode ser importante também para a vida profissional, afinal, ofícios como Moda, Arquitetura, Comunicação Visual, Design e tantas outras estão intimamente relacionadas ao universo do desenho.

Daniel Azulay é um artista com cerca de quarenta anos dedicados a desenvolver a arte e educação para crianças e jovens. De todas suas criações, sem dúvida a que faz mais sucesso entre a criançada é a Turma do Lambe-Lambe. Criada em 1975, a animação  ficou no ar durante quinze anos consecutivos em duas redes de televisão, Bandeirantes e Educativa. Em 1996 retornou à Band-Rio por mais quatro anos apresentando seu programa de TV “Oficina de Desenho Daniel Azulay”. Em 2003, 2004 e 2005 apresentou a “Turma do Lambe-Lambe” na TV Rá-Tim-Bum da TV Cultura e “Azuela do Azulay” no Canal Futura.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *