A recuperação de final de ano certamente já foi motivo de preocupação no passado para muitos dos adultos de hoje e, com certeza, continua “assombrando” a vida dos estudantes da atualidade.
Apesar de temida, a recuperação é uma espécie de segunda chance dada aos alunos que não atingiram o aproveitamento adequado nos estudos. “É por meio dela que se torna possível fazer uma reavaliação de desempenho do estudante para verificar se ele está apto a evoluir nos estudos ou se precisará repetir o processo de aprendizagem referente a determinado ano escolar”, explica Paula Lotto, diretora pedagógica da Rede Decisão – Unidade Colégio Renovação, instituição de ensino com mais de 35 anos de atuação do Ensino Infantil ao Médio, localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo.
De acordo com a educadora, muitos alunos costumam encarar a recuperação como uma punição por mal comportamento ou por não ter se esforçado o suficiente. Porém, ela afirma que esse é um mecanismo desenvolvido não para punir, mas para efetivamente auxiliar quem teve dificuldade de assimilar determinados temas, de acompanhar os desdobramentos do assunto estudado, não conseguiu comparecer a todas as aulas, entre outras questões.
A diretora pedagógica da Rede Decisão – Unidade Colégio Renovação alerta que ainda há tempo para que os estudantes adotem novos comportamentos, que possam ajudá-los a concluir o ano letivo sem precisar passar pela recuperação final. “Se conseguirem seguir essas orientações com atenção e disciplina, as chances de ‘passar de ano’ direto se tornam muito maiores”, avisa a profissional, que elencou 10 atitudes primordiais:
1- Estabeleça um horário de estudo diário para fazer a revisão do que foi proposto sem sala de aula e faça as tarefas de casa;
2- Realize as tarefas e trabalhos continuamente, sem deixar para a “última hora”;
3- Anote as explicações e tire dúvidas com os professores e colegas de classe;
4- Acompanhe as explicações em aula, ressaltando os pontos determinantes do conteúdo que está sendo apresentado;
5- Aproveite ao máximo as oportunidades que a escola oferece, como plantões de dúvidas, atividades de reforço e grupos de estudo;
6- Evite faltar ou chegar atrasado às aulas para não perder a sequência desenvolvida pelos professores;
7- Refaça as questões de provas onde aparecem erros. O “estudo do erro” é um forte indicador de uma dúvida existente, que pode ser corrigido e, claro, aprendido;
8- Evite “elementos” externos, que tirem o foco do estudo;
9- Aproveite sugestões que auxiliem no processo de aprendizagem, especialmente se forem dadas por professores, coordenadores e outros profissionais de educação;
10- Não desista frente ao quadro que se apresenta. Estabelecer uma meta de conquista implica no esforço contínuo e diário.
“Essas são condutas simples e fáceis de colocar em prática. Ainda dá tempo de trazê-las para o dia a dia e fechar o ano com um bom rendimento escolar. Depois, é só colocar todas essas dicas em prática no próximo ano letivo, desde o seu início, para não ter dores de cabeça”, orienta Paula Lotto, diretora pedagógica da Rede Decisão – Unidade Colégio Renovação.
Informações: Assessoria de Imprensa.