Aventuras Maternas

Entre o brinquedo e o teclado: como os pais podem estabelecer limites saudáveis para a tecnologia

Entre as muitas preocupações que as famílias têm no desenvolvimento das crianças e adolescentes, está a apreensão sobre o tempo que elas passam em frente às telas e quais serão as consequências. Todo uso de computadores, celulares, tablets e videogames que seja feito em excesso pode afetar os pequenos, e é por isso que se torna tão importante os responsáveis encontrarem formas de frear um futuro vício e incentivar uma utilização consciente.
 

Estabelecer limites e criar uma rotina saudável para eles, de forma que exista um equilíbrio entre brincadeiras “no mundo real” e o uso de tecnologia, é o grande desafio da parentalidade neste início de século. No entanto, para Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, é uma evolução do cuidado.

“As preocupações das famílias vão mudando com o tempo. Hoje, precisamos pensar nessa balança, tão importante para que eles não fiquem alheios à tecnologia, que sem dúvidas já faz parte de suas vidas, nem se excedam no uso. É mais do que possível conciliar brincadeiras reais e o uso de eletrônicos na rotina dos pequenos. Estabelecer horários fixos para cada atividade é o primeiro passo, pois ajuda os pequenos a entenderem a importância dos limites”, explica.

De acordo com o especialista, durante os dias letivos, os familiares podem, por exemplo, estabelecer um horário para usar a internet e jogar videogame assim que os filhos chegam da escola, pois dessa forma podem extravasar e se divertir após um dia mais intenso de aprendizados.

Após um período usando tecnologia, é a hora de se dedicar para estudar e finalizar as tarefas escolares. Em seguida, o uso da tecnologia é restrito e podem ser incentivadas brincadeiras em família, com amigos, brinquedos, jogos de tabuleiro e outros. Um ponto importante é limitar o uso de internet ao período da tarde, reservando a noite para desacelerar com brincadeiras mais leves, leituras e integração com os familiares.

O mesmo serve para quando a família estiver fora de casa e precisar encontrar meios de entreter as crianças. O equilíbrio entre tecnologia e brincadeiras ainda é a peça-chave, mas já existem brinquedos interativos que também estimulam a coordenação motora e o raciocínio, como livros de colorir, livros de encaixe, lousas mágicas, canetinhas laváveis, blocos magnético e outros.

“Uma opção também é encontrar brincadeiras, tanto digitais quanto analógicas, que funcionam com um objetivo, pois assim trazem a sensação de propósito e consciência sobre cada ação. A ideia é incentivar as crianças a terem atitudes mais ativas e menos passivas”, comenta Henrique.

Tecnologia não é inimiga

Inclusive, é possível combinar ambas modalidades de forma educacional. A tecnologia não precisa ser tratada como uma vilã, e sim, ser utilizada como uma aliada, uma ponte para contribuir no desenvolvimento infantil. Uma das alternativas para chegar a esse cenário tem sido o aprendizado sobre programação e robótica. Com elas, as crianças conseguem desenvolver a criatividade, raciocínio lógico, a comunicação, autoconfiança, senso crítico sobre o uso consciente de tecnologia, além de poderem criar seus próprios games, aplicativos e robôs.

“O objetivo ao ensinar programação e robótica é que os pequenos deixem de ser apenas consumidores e se tornem criadores de tecnologia. Desse modo, elas podem enxergar o potencial da tecnologia como algo benéfico e produtivo, assim como as famílias, que vão encontrar meios de desenvolver suas crianças e equilibrar o brinquedo e o teclado de uma só vez”, finaliza o diretor da Ctrl+Play.

Informações: Assessoria de Imprensa.

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Priscila Correia

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