Aventuras Maternas

A importância do banho de sol para o bebê

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Ainda na maternidade, a primeira dica que os pediatras dão é sobre o banho de sol, fundamental para o bebê nos primeiros meses de vida. Mas sabe por que tomar sol é tão importante? Porque ele recebe da mãe, pelo leite, a vitamina D, que fica inativa em seu organismo e para que essa vitamina se sintetize e proporcione a absorção do cálcio, o bebê precisa dos raios solares, que ativam a vitamina, conseguindo absorver melhor o cálcio, fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.

Portanto, o banho de sol deve ser diário, ou pelo menos três vezes na semana, e iniciado aos 30 dias de vida do bebê! Ah! E não se deve passar protetor solar em bebês até os seis meses de idade, pois a pele deles ainda é muito fina e sensível, podendo causar irritação e alergia.

Nos primeiros dias, o banho de sol deve durar de cinco a dez minutos, aumentando gradativamente até um máximo de uma hora. Afinal, o sol é para a saúde do pequeno e não para que ele fique bronzeadinho.

Vale pensar na atividade como uma boa oportunidade para a mãe retomar a atividade física também com caminhadas leves passando a moderadas por meia hora toda vez que sair com o pequeno para tomar sol.

Veja algumas dicas sobre o primeiro passeio de seu bebê:

– Fique de olho na previsão do tempo, para não ter surpresas no meio do caminho.

– O melhor horário para um passeio é pela manhã, pois à tarde venta mais e há mais risco de uma mudança brusca e temperatura.

– Escolha sempre um parque calmo e arborizado para aproximar seu bebê da natureza. Dê preferência a locais que não tenham muito trânsito para não irritar seu pequeno.

– Procure dar passeios curtos de no máximo uma hora, para não cansar o bebê.

– A exposição ao sol deve começar com apenas cinco minutos e progredir até meia hora com o passar do tempo. Sempre respeitando os horários em que a incidência dos raios UV é menor: até 9 da manhã e depois das 4 da tarde.

– Antes de sair arrume a bolsa do bebê de acordo com o tempo que você vai ficar fora de casa.

– Leve, pelo menos, duas mudas de roupa. Uma mais fresquinha e outra mais quente, caso haja mudança de tempo.

– A maior parte do corpo do bebê tem que estar exposta ao sol diretamente, sem qualquer obstáculo. Então, escolha uma roupa bem fininha. Não esqueça o chapéu para proteger o rostinho do seu bebê.

– O banho de sol feito em casa também vale. Deixe o pequeno perto da janela em que o sol entre. Só não pode fechar o vidro. Os raios solares que sintetizam a vitamina D não passam pelo vidro.

– Na hora da exposição ao sol disponha sempre de um relógio para controlar o horário e o tempo. Hidratação é fundamental.

 

               

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *