Aventuras Maternas

Economia de água

agua01Com a recém crise energética e hídrica que assola nosso país, principalmente o sudeste, explicar aos filhotes a dimensão do problema e como podemos contribuir se tornou não só  uma necessidade, mas também um desafio.

Em um calor de 50 graus, como explicar ao seu filho que ele não pode tomar um banho de mangueira? Ou ficar um pouco mais no chuveiro com seus brinquedos?
Recentemente, o Arthur quis lavar as mãos sozinho, sem a minha ajuda. Ele deixou a torneira ligada e eu fui fechar. Irritado ele falou: Mãe! Não terminei de lavar as mãos! Aí eu disse que estamos com problema de falta de água e que ele deveria ensaboar as mãos e depois ligar a água novamente. Ele não entendeu e ficou emburrado. Eu, mais uma vez, sentei com ele e tentei explicar. Faz tempo que não chove e que nossa água estava acabando, se não cuidarmos, logo não teríamos mais água para tomar banho, beber e lavar a roupa, já imaginou? Ele mesmo assim ficou desconfiado, mas passou.
Sinto dificuldade em fazê-lo entender a dimensão do nosso problema. Acho que muitos adultos, inclusive não entendem!
Acredito que a parceria com a escola é fundamental, afinal eles têm uma melhor forma de lidar e ensinar os nossos pequenos, por meios mais didáticos. A do Arthur, por exemplo, usa atividades lúdicas e vídeos educativos para conscientizar as crianças.
Mesmo assim, nunca é demais repassar algumas dicas de economia de água, veja elas:
10966994_890568224334731_499897289_n
Banho rápido – para tomar um bom banho bastam 5 minutos, no máximo 15 min.! A economia ainda é maior quando fechamos o registro enquanto nos ensaboamos. Explique para o filhote que os brinquedos não poderão participar porque todos estão unidos no combate ao “vilão que quer roubar a nossa água”.
Torneira fechada – na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora de enxaguar a boca.
Regar as plantas – usar o regador ao invés da mangueira é uma solução, mas, melhor ainda, é coletar a água da chuva para esse fim. Mas não esqueça, água parada é um prato cheio para os mosquito da dengue!
                           

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *