Aventuras Maternas

Especialistas em gravidez tiram dúvidas sobre procedimentos estéticos no período

drenagem-linfatica-gestacaoDurante a gravidez temos a impressão de que todo procedimento para nos manter mais bonitas e em forma parecem impossíveis. Mas só parece! Entre mitos e verdades, as inseguranças sobre o tema são sempre recorrentes às futuras mamães, porém é possível sim cuidar do corpo.

Pensando nisso, a Dra. Priscila Palazzo (ela mesma grávida), com nove clínicas especializadas em métodos avançados, para todos os procedimentos ligados a estética e dermatologia espalhadas pelo Brasil, resolveu desvendar tais mitos, buscando informações com profissionais da área da saúde para avalizar suas dicas com especialistas em gestação.

Com o auxílio dos ginecologistas e obstetras Dr. Domingos Mantelli e Dra. Erica Mantelli, Priscila lançou em seu blog a série Desvendando a Estética na Gestação e Lactação. “Reparei que com a gestação, pela falta de corretas explicações, muitas mulheres abandonam seus tratamentos estéticos, desde as mais simples, como uma simples limpeza de pele, até os um pouco mais complexos, como os tratamentos de estrias e as drenagens linfáticas”, conta a especialista.

Outro importante aspecto nessa fase é o psicológico, pois a gestante que se sente feia com as mudanças de seu corpo tendem, inconscientemente, a gerar sentimentos negativos em relação ao bebê, trazendo uma série de consequências desagradáveis.

Obviamente, a esteticista deve ter total domínio sobre os princípios ativos de seus cosméticos, pois muitos deles são contra indicados por ter alto índice teratogênico sobre o feto. Embasada nisso, ela desenvolveu diversas técnicas exclusivas para gestantes e lactantes, tais como:

  • Limpeza de Pele Fotônica

Utiliza cosméticos orgânicos, assim como o uso de laser de baixa frequência e leds. A fotobiomodulação é o processo que modifica a atividade celular utilizando ação direta da luz na célula sem efeito térmico sobre a mesma. A principal célula estimulada por esse processo é o fibroblasto, grande responsável pelo aumento de colágeno dérmico. Não existe relatos de teratogenicodade ao uso de laser ou fontes de luz. Trata-se de um procedimento seguro para o feto, já que o comprimento de onda utilizado na maioria das fontes de luz não é suficiente para penetrar na cavidade uterina e causar dano ao feto.

  • Tratamento de Estrias Causadas Pela Gestação

Durante a gravidez, para evitar o surgimento das estrias, é necessário hidratar a pele semanalmente, principalmente em regiões que são mais propícias a aparecerem. A hidratação pode colaborar para ajudar a evitar o aparecimento das estrias, pois torna as estruturas da pele menos rígida, e com isso menos propensas ao rompimento. Priscila acompanha gestantes com tratamentos específicos para evitar e/ou tratar essas estrias ainda durante a gravidez, dando continuidade nos tratamentos na fase de lactação. Após 45 dias de pós parto, mesmo amamentando, as lactantes poderão começar a realizar o tratamento de estrias.

  • Drenagem Linfática na Gestação e Lactação

Uma das maiores dúvidas das gestantes é exatamente essa. Pode ou não pode realizar procedimentos desse tipo? Formada também em fisioterapia, a Dra. Priscila explica que, salvo em alguns casos, durante todo o primeiro trimestre a drenagem está liberada para ser realizada no corpo todo, inclusive abdome, já que o útero ainda encontra-se dentro da pelve.  Já no segundo e terceiro trimestres, a drenagem continua liberada, porém recomenda-se evitar apenas a região abdominal, podendo ser realizada nas pernas, pés, braços, mãos e dorso. Por fim, durante a amamentação, está liberada novamente no corpo todo, exceto no caso de cesariana, quando se deve evitar a região abdominal por um período de 30 dias pós parto. “Deve-se considerar que o tratamento promove relaxamento, estimulando assim a lactação e preparando as mamas para a amamentação”, explica Priscila.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *