Aventuras Maternas

6 atividades extraclasses para as crianças em Niterói

Já está chegando a hora de definir a rotina semanal das crianças durante o ano. Além da escola, seu filho fará natação, balé, judô, inglês, informática? Que tal fazer alguma atividade diferente das básicas e estimular outras áreas do corpo e da mente?

Estou pesquisando espaços e atividades diferentes em Niterói e compartilho abaixo com vocês, os locais que mais me chamaram atenção pela diversidade que apresentam. Confiram!

moleque de ideiasMoleque de Ideias – Para crianças a partir de 4 anos, o espaço oferece atividades em grupos para crianças e adultos de variadas formações, expertises e interesses. Cada adulto leva sua bagagem profissional para enriquecer os projetos das crianças e ajudá-las no desenvolver do conhecimento.

Os pequenos se organizam considerando o que desejam realizar e os recursos disponíveis na oficina e partem para a concretização de suas ideias. Desta maneira, vivem a multidisciplinaridade do processo de produção, interagem com outras crianças e adultos, lidam com a organização do conhecimento e desenvolvem o senso crítico e a criatividade.

E o mais importante, ampliam seu autoconhecimento e o amor por si próprias, encontrando-se com seus talentos.

As crianças se apropriam de várias competências para viabilizar suas ideias. Imaginam sites e blogs, vídeos de animação, produzem filmes, robôs, simulações, compõem músicas, criam coreografias com efeitos especiais, e muito mais! Tudo aquilo que vier à imaginação e for possível no diversificado ambiente de criação da Moleque de Ideias.

O trabalho é voltado para crianças que querem transitar livremente por todas as áreas da expressão criativa.

Mais informações: www.molequedeideias.net

Yoga Lúdico Niterói -As aulas de Yoga podem ser realizadas por crianças a partir de 4 anos, com ênfase no desenvolvimento da paciência, tolerância, não competição, percepção do espaço (sons, formas, cheiros), equilíbrio. Começam a aprender a capacidade de perceber e amenizar estados emocionais (raiva, preguiça, ansiedade).

Há jogos e contação de histórias, onde são trabalhados o amor à natureza e ao próximo, e a autoestima (procurando aliviar os medos comuns nesta idade, como o medo do escuro).

As crianças também aproveitam o momento do relaxamento, que além de acalmar estimula o pensamento positivo e a criatividade. A pintura de mandalas ampliam a capacidade de concentração.

Mais informações: www.yogaludiconiteroi.com.br


Conservatório de Música de Niterói – oferece um curso de Musicalização infantil com introdução ao universo da música através do canto e dos instrumentos musicais. Promove o desenvolvimento da sensibilidade e expressividade dos alunos.

Musicalização Infantil I (de 04 a 08 anos):

Introdução ao universo da música através do canto e dos instrumentos de percussão e flauta-doce. – 1h por semana. É necessário o aluno possuir a flauta-doce barroca.

Curso de Musicalização Infantil II (de 9 a 11 anos):

Introdução ao universo da música através do canto e dos instrumentos musicais. Promove o desenvolvimento da sensibilidade e expressividade dos alunos. 

Aulas em grupo que englobam o aprendizado do Canto e de Instrumentos – flauta-doce, violino, violão ou teclado. – 2h por semana.

Mais informações: conservatoriocmn.wixsite.com/cmn-2014


CLAC
– Nesse clube divertido repleto de atividades culturais, os pequenos podem fazer aulas de circo, iniciação artística, oficina de costura, capoeira, oficina de atores, teatro, música para bebê, instrumentos musicais e muito mais.

Mais informações: clac.com.br


Aula de vela – A maioria dos clubes náuticos localizados entre Icaraí e São Francisco possuem escolinha de vela para crianças. Mas o mais conhecido é o Projeto Grael, com cursos iniciais de Optimist Básico I e II que atendem a crianças de nove a 13 anos e tem o objetivo de apresentar a vela aos alunos. Desta maneira, pode ocorrer o interesse pela prática do esporte.

A partir de aulas lúdicas, teóricas e práticas, o curso é direcionado para tornar a vela um esporte acessível a todos e motivar o prazer em velejar, desenvolvendo nas crianças habilidades motoras, cognitivas, intelectuais e de socialização, dentre outras (equilíbrio, força, agilidade, autoconfiança, disciplina, liderança, respeito à natureza, concentração, percepção do meio etc.).

Mais informações: www.projetograel.org.br

 

Scuola di Cultura – este centro cultural oferece cursos livres de música, piano para crianças, Introdução a Música, cursos de Teatro, aulas de dança e outras atividades.

Mais informações: scuoladicultura.com.br

               

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *