Aventuras Maternas

Domingo é dia de hambúrguer!

No próximo domingo, dia 28 de maio, é comemorado o Dia do Hambúrguer. Sim, o sanduíche tem uma data só para ele. E não é para menos: consumido no mundo inteiro, ganhou novos sabores, alguns com status gourmet, e é apreciado por quase todas as pessoas, adultos ou crianças.

E como por aqui, fast food nunca é uma opção, mas sim comer com saúde e de forma nutritiva, mesmo num lanche ou festinha de aniversário, selecionamos algumas receitas que você pode fazer em casa para toda a família, e que certamente todos vão gostar. E o melhor: tem opção para todos os gostos: para quem gosta de carne ou para veganos, mas sempre pensando em ingredientes que estimulem o paladar das crianças e com nutrientes.

18741148_10208389980939892_119606117_n
Hambúrguer de cogumelo e trigo em grão (receita de Alan Soares, do Plural Alimentação Saudável)

Ingredientes:

1 xícara de triguinho
3/4 xícara de polvilho doce
200g de cogumelos paris (Ou de sua preferência)
1 ovo
1/2 cebola
1 dente de alho
Sal
Especiarias de sua preferencia

Modo de fazer:

Cozinhe o triguinho, escorra e reserve. Refogue os cogumelos com a cebola e junte no processador com o triguinho, o ovo, o alho, sal e especiarias  ( usamos pimenta, noz moscada, cominho e canela). Processe bem até virar uma pasta.  Em uma vasilha, misture com o polvilho. Se precisar, use mais um pouco de polvilho para dar ponto. Deve ficar uma massa firme, mas não seca. Para fritar, use frigideira antiaderente com um fio de azeite.  Pegue porções com uma colher e molde na própria frigideira.  Deixe de 2 a 3 minutos de cada lado.

Burguer Raquel

Hambúrguer caseiro (receita de Raquel Arellano, do site Gordelícias)

Ingredientes:

500g de fraldinha moída 2x (pode chegar no açougue e pedir pro moço moer 2x uma peça de 500g de fraldinha)
200g de gordura do peito ou da fraldinha
Sal e pimenta do reino moída na hora e à gosto (vamos usar na hora de grelhar nossa carne)
Queijo de sua preferência
Fumaça líquida (opcional)

Modo de fazer:

Com as mãos, você vai misturar a carne moída com a gordura moída. Só. Não coloca mais nada além disso. Mistura, mistura, mistura. Faça bolinhas com a carne, do tamanho mais ou menos de uma bolinha de tênis. Vamos “bater” a massa arremessando com cuidado a bolinha de uma mão pra outra. Seja cuidadoso nessa etapa ou vai voar pedacinho de carne para todos os lados. Essa etapa dura mais ou menos dois minutos e serve para incorporar a gordura à carne. É isso que dá a liga no burger. Com as próprias mãos, achate a carne deixando uma altura de 2 cm. Para deixá-lo redondinho, você pode usar um cortador redondo ou esses próprios para hambúrguer. Ou pode fazer na mão mesmo. Quando finalizar os burgers, leve à geladeira por alguns minutinhos, só pra dar uma firmada na carme. Eu deixo coisa de meia hora, enquanto vou separando os acompanhamentos: queijos, salada, pão, maionese caseira. Agora é hora de grelhar os hamburguinhos. Você pode usar aquelas frigideiras com ondulações, que deixarão seu burger com carinha de grelha. Ou então usa uma outra qualquer. Usei uma antiaderente e mesmo, assim fica meio queimadinho porque não coloco nenhuma gordura na frigideira. Com ela bem quente, selo a carne de um lado (mais ou menos 2 minutos) e tempero com sal e pimenta do reino moída na hora. Sim, o tempero só entra nessa etapa. Depois, viro a carne de lado e repito o processo. Como gosto de carne ao ponto – bem passada, uso uma tampa para abafar o burguer depois de selar os dois lados. Assim, cozinho a carne por dentro. Passados 2 minutos, acrescento fatias de queijo por cima e abafo por mais 2 minutinhos. Coloco a carne no pão e dou mais uns 5 minutinhos antes de comer. Explico: com o calor da frigideira, o líquido da carne vai todo para as extremidades. Quantas vezes você já mordeu um hambúrguer e espirrou líquido quente na sua boca? Passados esses minutinhos, a água vai se espalhando pela carne deixando ela ainda mais tenra e evitando esses acidentes. Essa receita rende 5 hambúrgueres bem fartos. Fica à gosto definir o tamanho do seu – lembrando que eles encolhem na hora de fritar.

Burguer Bia

Hambúrguer de grão de bico (receita de Beatriz Carvalho, mãe de Alice, Tomás e Dante)

Ingredientes:

500g grão de bico pronto (uso da lata ou caixinha)
3 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
1/2 cebola picada
4 colheres de sopa de salsa
1 colher de sopa de hortelã
1/2 colher de café de cominho
Sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café fermento em pó
Óleo para fritar (se for o caso)

Modo de fazer:

Processe o grão de bico. Depois acrescente o azeite. Processe por 2 minutos e junte o alho, a cebola, a salsa, o hortelã, o cominho e o sal, e processa por 2 minutos mais. Deixe na geladeira por 20 minutos. Depois, junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Incorpore e faça os hamburguinhos. Depois vão para a air fryer, pode fritar ou colocar no forno também.


Hambúrguer de carne com legumes (receita de Beatriz Carvalho, mãe de Alice, Tomás e Dante)

Ingredientes:

500g de carne da as preferencia
Cenoura, beterraba, abobrinha ralados finos em quantidade escolhida
1 punhado de salsa
3 colheres de sopa de bacon de soja

Modo de fazer:

Misture tudo e coloque na geladeira por 20 minutos. Depois faz hamburguinhos ou almôndegas e coloque na air fryer.


Hambúrguer de falafel (receita da culinarista e nutricionista Cinthya Maggi para a Castelo Alimentos)

Ingredientes:

1 xícara (chá) de grão de bico cru
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de pimenta síria
1 colher (chá) de sal
1 cebola média picada
2  colheres (sopa) de semente de linhaça moída
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
4 pães de hambúrguer integrais
1 xícara (chá) de molho para salada
2 xícaras (chá) de alface crespa ou mimosa
2 tomates em rodelas

Modo de fazer:

Lave o grão de bico, coloque em um recipiente, cubra com água fervente e deixe de molho por 6 horas. Escorra bem, e passe pelo processador. Junte 2 colheres (sopa) de azeite e o restante dos ingredientes e misture até obter uma massa homogênea. Deixe na geladeira por 20 minutos para facilitar a manipulação. Unte uma assadeira antiaderente com metade do restante do azeite. Faça quatro hambúrgueres e coloque-os na assadeira. Pincele os falafels com o restante do azeite e leve-os ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo. Corte os pães ao meio e distribua a alface e o tomate. Acomode um hambúrguer em cada pão e, antes de fechar, adicione o molho a gosto.

Burguer Meninas

Hamburguinho de carne (receita de Lorena Stibich, sócia da Para Meninas Festas)

Ingredientes:

2kg de picanha limpa e magra moída duas vezes
1/2 cebola roxa ralada
1 dente de alho ralado
1 colher “rasa” de sobremesa de sal marinho.
1 punhadinho de cheiro verde bem picadinho
pimenta do reino em grãos moída na hora.

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes com a mão para dar uma boa liga, fazer os hamburguinhos com 30g bem gordinhos. Assar em grelha anti aderente bem quente, dourando os dois lados. Para montar, mini-pão de hambúrguer com gergelim, maionese caseira, mussarela, e levar ao forno por 2 minutos para servir quentinho.

 

 

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *