Aventuras Maternas

A primeira visita ao dentista também pode ser divertida

Febre, dor na gengiva, irritabilidade e mau humor. Estes são alguns dos principais sintomas que podem surgir no sexto ou sétimo mês de vida do bebê, durante o nascimento do seu primeiro dentinho. Isso pode acontecer cerca de três e cinco dias antes do aparecimento do dente, podendo causar alguns transtornos para a família. Trata-se do momento ideal para uma visita ao dentista, mas como transformar esta experiência em algo positivo para os pequenos?

Já que tudo o que é novo assusta, principalmente para as crianças, a clínica Apelbaum Odontologia, localizada no Leblon, no Rio de Janeiro, disponibiliza o serviço de atendimento domiciliar infantil para crianças a partir dos dois anos de idade.  O objetivo é despertar, logo na infância, a importância da higiene bucal e prevenção através de atividades lúdicas e muito diálogo, tanto com os filhos quanto com os pais.

Para Daniel Apelbaum, sócio da clínica, quando o primeiro contato com o dentista é realizado em um ambiente acolhedor e familiar, a probabilidade de a criança desenvolver algum trauma futuro diminui. “Queremos evitar problemas bucais e contornar um possível medo que a criança possa sentir. Para isso, a proposta é proporcionar um momento de aprendizado, porém de forma leve e divertida. Isso com certeza fará com que ela tenha uma vida adulta mais saudável”, explica.

Durante a visita, a equipe leva bichinhos de pelúcia que ajudam a orientar sobre a escovação correta dos dentes e ainda servem como “fontes de conforto” para as crianças. “A interação com os brinquedos desempenha um papel importante durante o atendimento, pois eles têm o poder de acalmá-las e até servem como uma ponte entre os pais e o mundo externo”, afirma Flávia Nigri, pediatra domiciliar da Apelbaum Odontologia.

Tecnologia aliada à limpeza dos dentes

Como a relação das crianças com a tecnologia está cada vez mais forte, a clínica também incluiu na visita uma experiência com um revelador de placa digital. “Trata-se de uma novidade ainda no Brasil. O aparelho tem como objetivo mostrar ao paciente a placa bacteriana, caso haja, para que eles possam visualizar o antes e depois da limpeza”, diz Apelbaum.

A importância da presença dos pais

Pais e mães de primeira viagem sempre têm dúvidas em relação ao melhor cuidado odontológico dos filhos, por isso é essencial a presença deles durante o atendimento. “Além da conversa que temos com os pequenos, aproveitamos a visita para conhecer um pouco da rotina da casa. É importante entender os hábitos alimentares da família, por exemplo. Desta forma, acreditamos que podemos contribuir para um melhor cuidado odontológico ao paciente”, finaliza Nigri.

Informações: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *