Aventuras Maternas

Diversão garantida no mês das Crianças

peppaChegou outubro, mês das crianças! E não vão faltar programinhas divertidos para todos os gostos e idades. Fique por dentro das dicas do Aventuras Maternas.

No Rio, algumas programações gratuitas, como Exposições e diversão produzida nos Shopping são boas opções para divertir a criançada no fim de semana.

Histórias, bonecos e cidadania
Exposição alerta para a necessidade de reciclar

Até 12 de dezembro as crianças poderão se divertir com dois bonecos, construídos em escala humana, que interagem com o público, criando um jogo cênico a partir das atitudes observadas. São chamados de os “Inspetores da cidadania”, que têm objetivo de fazer um alerta para as responsabilidades sociais, como não jogar lixo no chão, evitar o desperdício e reaproveitar os materiais descartados.

Também será projetado um vídeo mostrando o processo de construção dos bonecos articulados, expostos dentro dos cenários das peças para os quais foram criados. E durante a semana da criança, haverá atividades com apresentação dos bonecos e oficinas dos artistas parceiros do Galpão.

Escolas e grupos devem agendar as visitas guiadas pelo e-mail galpaodasartes@gmail.com

Serviço:
Onde: Galpão das Artes Urbanas Helio G.Pellegrino, Gávea
Quando: Até 12 de dezembro |  seg, ter, qua, qui e sex 09:00 até 16:00
Entrada: Gratuita

Urban Arts: grandes mestres das artes plásticas viram diversão para as crianças

Que tal comemorar o mês das crianças com arte? Essa é a ideia do “Urban Arts”. A programação gratuita acontece na galeria de arte digital Urban Arts, na Gávea, em parceria com o blog Tempojunto. São oficinas de arte para crianças de 4 a 10 anos, nos dias 04, 11, 18 e 25 de outubro, em dois horários aos sábados – a primeira às 15h e a segunda, às 16h30. As atividades abordam diferentes técnicas como desenho, pintura, aquarela e colagem enquanto a garotada aprende um pouco sobre os grandes mestres das artes plásticas de uma forma divertida.

Os interessados devem fazer reserva pelo telefone 3598-0438. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/10

A primeira oficina mostra ao público algumas das obras de Pablo Picasso que melhor representam o estilo do nome maior do cubismo. Depois, as crianças usam a reprodução de pôsteres da própria loja para recortarem contornos, formas e rostos e soltarem a imaginação, exercitando uma das técnicas favoritas do pintor espanhol: a colagem.

Dia 11/10

As crianças vão conhecer o universo caleidoscópico e colorido de Paul Klee — após se familiarizarem com quadros célebres do autor, elas vão se inspirar no autor para fazerem seus próprios desenhos e aquarelas.

Dia 18/10

A terceira oficina vai explorar a liberdade desgarrada de mestres do Surrealismo, como René Magritte e Salvador Dalí, e estimular os pequenos a criar desenhos dentro da proposta do estilo.

Dia 25/10

A última oficina do mês orbitará em torno do expressionismo de Henri Matisse, que será o ponto de partida para as crianças criarem obras de colagem.

Serviço:
Quando: 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2014 | 15h e 16h30 De segunda a sábado, das 10h às 20h
Onde: Rua Marquês de São Vicente, 188 – Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Contato: (21) 3598-0438

Arte no shopping

O Madureira Shopping promove, a partir do dia 02 de outubro, oficinas de arte, com confecção de marcadores de livros monstros; lagarto amigo; bloquinhos divertidos e um porta-lápis monstro. As atividades são gratuitas e acontecem até o dia 12 de outubro.

Serviço:
Onde: Estrada do Portela, 222 – Madureira

Super Mês das Crianças no Barra World

Confira a programação  completa para o Dia das Crianças no Barra world, com pula-pula, diversão no castelo dos vilões, maquiagem artística, distribuição de Balões, barraquinha de guloseimas, brincadeiras e muito mais!

Programação completa no site Barra World

CINE – BRINCANTES: Sementes do nosso quintal

Neste sábado (04|10), das 15h às 19h, no Catete, acontece série de atividades lúdicas com projeção para toda a família. A ideia é aproveitar o ambiente lúdico retratado pelo filme para vivenciarmos (crianças e adultos) um espaço de livre aprendizagem com arte, brincadeira, magia e cultura popular. O evento conta com a projeção do filme, lanche colaborativo, atividades lúdicas como: contação de história, atelier de criação de brinquedos a partir de materiais reciclados, cirandas, brinquedos de montar e roda de conversa.

Serviço:
Onde: Rua do Catete 92 | Casa 3, 22220000 Rio de Janeiro
Quando: 04|10
Entrada: Gratuita

Dia das Crianças com Sítio do Pica Pau Amarelo no Rio

O Shopping Metropolitano Barra vai receber toda a turma do “Sítio do Picapau Amarelo” no mês das crianças. Com cenários temáticos dos personagens: Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa, os pequenos vão aprender histórias e curiosidades sobre a famosa obra de Monteiro Lobato e participar de brincadeiras que estimulam a criatividade, a memória e a leitura. O evento é gratuito e acontece de 2 a 19 de outubro, das 14h às 20h.

Serviço:
Onde: Av. Abelardo Bueno 1.300, Barra da Tijuca
Piso L1, próximo ao Mundo Verde – Shopping Metropolitano Barra
Quando: 02 a 19 de outubro
Horário: 14h às 20h
Entrada: Gratuita

Pluft, O Fantasminha

Ele está de volta! O Fantasminha que tem medo de gente está de volta ao Tablado, nos dias 04, 11 e 12 de outubro. Obra-prima do teatro infantil, o texto mais célebre de Maria Clara Machado trata de assuntos atemporais que fazem parte do universo de crianças de todas as gerações, como a relação com o medo, o valor das verdadeiras amizades e da família. Tudo sem um tom didático.

Sinopse: Raptada pelo Pirata Perna-de-Pau, que busca o tesouro de seu avô, Maribel conhece Pluft, um fantasminha que tem medo de gente, e sua família. Junto com os marinheiros João, Julião e Sebastião, os amigos ajudam a menina a se livrar do perigo.

Serviço:
Onde: Teatro Tablado – Av. Lineu de Paula Machado, 795 – Jardim Botânico
Quando: 04, 11 e 12 de outubro
Entrada: R$50 – Meia R$25
Informações: (21) 22390229

                           

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *